Procurar livros:
    Procurar
Procurar livro na nossa biblioteca
 
 
Procurar autor
   
Procura por autor
 
marcador
  • Sem marcador definido
Marcador
 
 
 

Capítulo 2: A vida amorosa de Moll Flanders

Página 279
Resolvi, por isso, regressar e ir pô-la onde a encontrara. Mas, nesse preciso momento, ouvi um homem ordenar a umas pessoas que se apressassem, pois o barco ia partir com a maré e não podiam esperar. Chamei o indivíduo e perguntei-lhe:

- A que barco pertence, amigo?

- À barcaça de Ipswich, minha senhora.

- Quando partem?

- Agora mesmo, minha senhora. Também quer ir?

- Sim, se puder esperar que vá buscar as minhas coisas - respondi-lhe.

- E onde estão elas, minha senhora?

Indiquei-lhe o nome da estalagem e ele ofereceu-se, muito delicadamente:

- Irei consigo buscá-las e trá-las-ei.

- Venha, então. - E levei-o comigo à estalagem.

Na estalagem reinava grande azáfama, pois acabavam de chegar o paquete da Holanda e duas diligências com passageiros de Londres para outro barco que partiria para a Holanda, diligências essas que regressariam no dia seguinte, desta vez com os passageiros que acabavam de desembarcar. No meio do rebuliço, quase passou despercebida a minha ida ao balcão para pagar a minha conta e dizer à estalajadeira que arranjara lugar na barcaça que ia para Londres.

Estas barcaças são embarcações grandes, com boas acomodações para o transporte de passageiros de Harwich para Londres e, embora lhes chamem barcaças, nome dado no Tamisa a pequenos barcos a remos conduzidos por um ou dois homens, podem transportar vinte passageiros e dez ou quinze toneladas de mercadorias e navegar no mar. Tudo isto eu soubera na noite anterior, ao indagar as várias maneiras de viajar para Londres.

A minha estalajadeira mostrou-se muito cortês e aceitou o dinheiro da minha despesa, mas chamaram-na no meio da balbúrdia e eu aproveitei a oportunidade para levar o indivíduo ao meu quarto, embrulhar a mala ou baú - parecia, de facto, um baú - num velho avental e entregar-lha, para a levar directamente para o barco.

<< Página Anterior

pág. 279 (Capítulo 2)

Página Seguinte >>

Capa do livro A Vida Amorosa de Moll Flanders
Páginas: 359
Página atual: 279

 
   
 
   
Os capítulos deste livro:
Prefácio 1
A vida amorosa de Moll Flanders 7