Procurar livros:
    Procurar
Procurar livro na nossa biblioteca
 
 
Procurar autor
   
Procura por autor
 
marcador
  • Sem marcador definido
Marcador
 
 
 

Capítulo 2: A vida amorosa de Moll Flanders

Página 286
Quando chegou a minha vez de falar, disse a sua senhoria que era uma estranha em Londres, pois acabava de chegar do Norte, que me hospedara em tal parte e que, ao passar por aquela rua, entrara na oficina para comprar meia dúzia de colheres. Por sorte minha, levava uma colher de prata na algibeira, a qual lhe mostrei, explicando tratar-se da amostra para comprar outras iguais às que tinha na terra. Como não visse vivalma na oficina, batera com o pé no chão, com força, e chamara alto, e embora fosse verdade haver muita prata espalhada no estabelecimento, ninguém podia dizer que lhe tocara ou me aproximara sequer. A certa altura, no preciso momento em que chamava pelos da casa, irrompera, vindo da rua, um indivíduo que me agarrara brutalmente, mas parecia-me que, se quisesse de facto prestar um serviço ao vizinho, devia ter-se conservado à distância e observado silenciosamente, para ver se tocava nalguma coisa e poder apanhar-me em flagrante.

O senhor vereador concordou em absoluto com a minha opinião e perguntou ao indivíduo que me detivera se era verdade que eu batera com o pé. Respondeu-lhe que sim, mas que isso podia ter sido apenas por causa da sua chegada.

- Agora está a contradizer-se - interrompeu-o secamente o vereador. - Há pouco disse que esta senhora se encontrava na loja de costas para si e só o viu quando lhe caiu em cima.

Era verdade encontrar-me, de facto, parcialmente de costas para a rua, mas o género de trabalho a que me dedicava exigia que tivesse olhos em todas as direcções e, por isso, vislumbrei-o a correr para a oficina, como já disse, embora ele não o percebesse.

Depois de nos ouvir a todos, o vereador declarou ser sua opinião que o vizinho do prateiro se enganara e que eu estava inocente.

<< Página Anterior

pág. 286 (Capítulo 2)

Página Seguinte >>

Capa do livro A Vida Amorosa de Moll Flanders
Páginas: 359
Página atual: 286

 
   
 
   
Os capítulos deste livro:
Prefácio 1
A vida amorosa de Moll Flanders 7