Procurar livros:
    Procurar
Procurar livro na nossa biblioteca
 
 
Procurar autor
   
Procura por autor
 
marcador
  • Sem marcador definido
Marcador
 
 
 

Capítulo 2: A vida amorosa de Moll Flanders

Página 297
Mas, aí, tudo foi em vão, pois os outros eram mais e prevaleceram. As duas raparigas juraram que me tinham apanhado em flagrante e o júri acusou-me de roubo e entrada ilícita em casa alheia, isto é, de felonia e roubo por arrombamento.

Desfaleci, quando me deram a notícia, e, ao recuperar os sentidos, julguei que morreria de desgosto. A minha governanta foi uma verdadeira mãe para mim, lamentou-me, chorou comigo e por mim, mas nada pôde fazer para me ajudar, e, para aumentar o terror que me consumia, dizia-se por todo o lado que seria condenada à morte. Ouvia-as falar no caso, em grupinhos, abanarem a cabeça e dizerem que lamentavam, como é costume em tais casos; mas ninguém me falava francamente e me dizia o que pensava. Até que um dos carcereiros me procurou em segredo e me disse, com um suspiro:

- Bem, Mrs. Flanders, será julgada na sexta-feira (estávamos já na quarta-feira). Que tenciona fazer?

Fiquei branca como um fantasma e repliquei:

- Deus sabe o que farei, pois pessoalmente ignoro-o.

- Não a iludirei, Mrs. Flanders; acho que deve preparar-se para morrer, pois duvido que a degredem. Como dizem que é delinquente antiga, não deve contar com muita piedade. Afirmam que o seu caso é simples e que as testemunhas são inflexíveis, não havendo, portanto, nada a esperar.

Foi uma punhalada em pleno peito para quem se sentia, como eu, oprimida sob tão grande peso, e durante muito tempo não fui capaz de proferir palavra. Por fim, rompi em pranto e perguntei-lhe:

- Que hei-de fazer, Mr.... ?

-Que há-de fazer? Mande chamar o capelão, mande chamar um sacerdote e fale com ele, pois, Mrs. Flanders, a não ser que tenha amigos muito poderosos, está perdida para o mundo.

Era franco, sem dúvida, mas muito duro para mim, ou pelo menos assim pensei então.

<< Página Anterior

pág. 297 (Capítulo 2)

Página Seguinte >>

Capa do livro A Vida Amorosa de Moll Flanders
Páginas: 359
Página atual: 297

 
   
 
   
Os capítulos deste livro:
Prefácio 1
A vida amorosa de Moll Flanders 7