Procurar livros:
    Procurar
Procurar livro na nossa biblioteca
 
 
Procurar autor
   
Procura por autor
 
marcador
  • Sem marcador definido
Marcador
 
 
 

Capítulo 2: A vida amorosa de Moll Flanders

Página 310
Seria, portanto, estritamente cumprida.

- Veremos o que se pode fazer - respondeu apenas, e separámo-nos. Permaneci na prisão quase quinze semanas depois da assinatura da ordem de deportação, ignoro por que motivo, mas, passado esse tempo, levaram-me para bordo de um barco, no Tamisa, e comigo um grupo de treze criaturas tão reles e endurecidas como jamais vira em Newgate. Seria preciso contar uma história muito mais longa que a minha para descrever os graus de atrevimento e audaciosa vilania a que haviam descido aquelas treze pessoas, assim como o seu comportamento durante a viagem. Deste último possuo um relato muito divertido, de que o capitão do barco me deu os apontamentos, feitos pelo imediato por ordem sua.

Parece desnecessário revelar todos os pequenos incidentes de que fui protagonista entre a ordem final da minha deportação e o meu embarque, e, além disso, estou tão perto do fim da minha história que não tenciono alargar-me. Não devo, porém, omitir o que aconteceu e que se relaciona comigo e com o meu marido de Lancashire.

Fora, como já disse, transferido do corpo principal da prisão para o pátio, com três camaradas seus, pois, além dos que tinham capturado primeiro, apanharam depois mais outro. Não sei por que razão, conservaram-nos presos sem comparecerem a julgamento durante quase três meses; creio que haviam arranjado maneira de subornar ou comprar algumas das pessoas que deporiam contra ele e, por isso, ao tribunal faltavam testemunhas para os condenar. Passado algum tempo, parece que conseguiram provas suficientes para disporem de dois deles, mas os outros dois, um dos quais era o meu esposo do Lancashire, continuaram a aguardar. Tinham, suponho, uma testemunha positiva contra qualquer deles, mas a lei obrigava-os estritamente a terem duas testemunhas e, portanto, nada podiam fazer.

<< Página Anterior

pág. 310 (Capítulo 2)

Página Seguinte >>

Capa do livro A Vida Amorosa de Moll Flanders
Páginas: 359
Página atual: 310

 
   
 
   
Os capítulos deste livro:
Prefácio 1
A vida amorosa de Moll Flanders 7