Procurar livros:
    Procurar
Procurar livro na nossa biblioteca
 
 
Procurar autor
   
Procura por autor
 
marcador
  • Sem marcador definido
Marcador
 
 
 

Capítulo 2: A vida amorosa de Moll Flanders

Página 320

Desta maneira viveu, parece, perto de Liverpool na época em que teve o infortúnio de casar comigo julgando-me rica. Se eu o fosse, na realidade, creio sinceramente que, como afirmava, se retiraria e viveria honestamente durante o resto dos seus dias.

Apesar do seu infortúnio, teve ainda a sorte de não ter sido apanhado em flagrante no local onde se verificara o roubo de que o acusavam, e por isso nenhuma das pessoas roubadas podia depor contra ele ou tinha de que o acusar. Mas parece que, ao ser detido com o bando, um camponês teimoso o identificara e era provável que outros viessem, atraídos pelo edital feito nesse sentido. Esperavam, assim, obter mais provas contra ele e, por isso, não o soltavam.

Contudo, a proposta que lhe tinham apresentado para escolher o degredo devia-se, segundo vim a saber, à intercessão de uma personagem muito importante, que insistia com ele para que a aceitasse antes do julga- mento. Na realidade, sabendo, como sabia, ser possível que aparecessem mais testemunhas contra ele, achei que esse amigo poderoso tinha razão e insisti também, noite e dia, para que não adiasse mais a resolução.

Por fim, com muita dificuldade, consegui que desse o seu consentimento. Como não fora condenado ao degredo em julgamento e a seu pedido, como acontecera comigo, encontrou dificuldades intransponíveis para evitar embarcar, como eu lhe dera a entender que seria possível. O seu grande amigo que intercedera pela concessão de tal privilégio dera garantias, em seu nome, de que partiria e nunca mais regressaria.

Este obstáculo transtornou todas as minhas resoluções, tornando ineficientes as minhas tentativas, a não ser que o abandonasse e deixasse embarcar sozinho para a América, o que declarou preferir, embora tivesse a certeza de ir parar à forca.

<< Página Anterior

pág. 320 (Capítulo 2)

Página Seguinte >>

Capa do livro A Vida Amorosa de Moll Flanders
Páginas: 359
Página atual: 320

 
   
 
   
Os capítulos deste livro:
Prefácio 1
A vida amorosa de Moll Flanders 7