Procurar livros:
    Procurar
Procurar livro na nossa biblioteca
 
 
Procurar autor
   
Procura por autor
 
marcador
  • Sem marcador definido
Marcador
 
 
 

Capítulo 2: A vida amorosa de Moll Flanders

Página 38
Contudo, replicou:

- Bem, embora isso possa ser verdade em certo sentido, suponho que brincas ao dizer que darás tal resposta; podia ser muito inconveniente, sob diversos aspectos.

- Oh, claro que não penso divulgar o nosso segredo sem teu consentimento! - afirmei de bom grado.

- Que poderás então dizer-lhe, ou dizer-lhes, quando te opuseres irredutivelmente a um casamento que aparentemente seria tão vantajoso para ti?

- Por que hei-de ter dificuldades a esse respeito? Em primeiro lugar, não sou obrigada a dar-lhes explicações; em segundo lugar, poderei dizer-lhes que já sou casada e não adiantar mais nada, e isso obrigá-lo-ia a desistir imediatamente dos seus intentos, pois não teria motivos para fazer mais uma pergunta que fosse.

- Mas toda a família te apoquentará por causa disso, incluindo meus pais, e, se te negares a dar explicações, ficarão ofendidos e, pior ainda, desconfiados.

- Mas que hei-de fazer então? - perguntei. - Que me aconselhas?

Outro dia expus-te o assunto, disse-te que estava em apuros e perplexa e pedi-te que me aconselhasses.

- Minha querida, tenho pensado muito no caso, podes ter a certeza, e, embora os conselhos que te vou dar me encham de mortificação e devam, à primeira vista, parecer-te estranhos, não posso fugir a dar-tos. Consideradas todas as circunstâncias, não vejo melhor solução para ti do que deixá-lo cortejar-te e, se verificares que é sincero, aceitá-lo para marido.

Lancei-lhe um olhar de horror, empalideci mortalmente e ia a cair da cadeira, desfalecida, quando, com um estremecimento de susto, me perguntou:

- Que tens, minha querida? Que se passa contigo?

Com muitas palavras ternas e muitas palmadinhas conseguiu que me refizesse um pouco, embora só passado muito tempo recuperasse por completo os sentidos e conseguisse falar.

<< Página Anterior

pág. 38 (Capítulo 2)

Página Seguinte >>

Capa do livro A Vida Amorosa de Moll Flanders
Páginas: 359
Página atual: 38

 
   
 
   
Os capítulos deste livro:
Prefácio 1
A vida amorosa de Moll Flanders 7