Procurar livros:
    Procurar
Procurar livro na nossa biblioteca
 
 
Procurar autor
   
Procura por autor
 
marcador
  • Sem marcador definido
Marcador
 
 
 

Capítulo 2: A vida amorosa de Moll Flanders

Página 54

- Explica-te, pois estou surpreendida e não te compreendo. Espero que não estejas a falar seriamente.

- Mas, senhora, o caso é simples e parece-me explicar-se por si mesmo: diz que não me aceita. Não é simples? Eu acho que é simples... e muito duro também.

- Mas falaste em condições que não podes conceder - prosseguiu a mãe. - Que pretende ela, um contrato? As suas arras devem ser conformes com o seu dote; que fortuna te levará a ela?

- Quanto a fortuna, minha mãe, acho-a suficientemente rica e estou satisfeito; o pior é que não consigo oferecer-lhe as condições que exige e, sem elas, não me aceitará.

- Mãe, é impossível falar seriamente com ele - comentou a segunda irmã. - Nunca dá uma resposta franca. É melhor deixá-lo em paz e não lhe falar mais no assunto. A mãe sabe como afastá-la do seu caminho, se for preciso.

Robin irritou-se com a rudeza da irmã, mas pagou-lhe na mesma moeda, embora com boas maneiras:

- Há duas espécies de pessoas com as quais não devemos discutir, minha senhora - declarou, voltando-se para a mãe. - As inteligentes e as estúpidas. Por pouca sorte minha, tenho de haver-me com as duas ao mesmo tempo!

- Devemos ser, de facto, estúpidas no conceito do nosso irmão se ele julga poder convencer-nos de que pediu a Mrs. Betty que o desposasse e ela recusou - sentenciou a irmã mais nova.

- Responde e não respondas, diz Salomão - replicou Robin. - Quando o vosso irmão diz à vossa mãe que pediu nada menos que cinco vezes a Mrs. Betty que casasse com ele, e pediu, e que ela se recusou positivamente a aceitá-lo, uma irmã mais nova não tem o direito de duvidar dessa afirmação se a mãe não duvida.

- Mas a nossa mãe não compreendeu, como já disse - lembrou a irmã do meio.

- Há certa diferença entre querer que eu explique e dizer que não acredita - replicou o jovem.

<< Página Anterior

pág. 54 (Capítulo 2)

Página Seguinte >>

Capa do livro A Vida Amorosa de Moll Flanders
Páginas: 359
Página atual: 54

 
   
 
   
Os capítulos deste livro:
Prefácio 1
A vida amorosa de Moll Flanders 7