Procurar livros:
    Procurar
Procurar livro na nossa biblioteca
 
 
Procurar autor
   
Procura por autor
 
marcador
  • Sem marcador definido
Marcador
 
 
 

Capítulo 2: A vida amorosa de Moll Flanders

Página 56
Quanto a tê-la, não posso resolver esse ponto, pois bem vê que só com o seu consentimento me aceitará. Além disso, não estou destinado a casar. Uma coisa posso garantir, porém: sou sincero, tão sincero que não quererei outra mulher, se estiver na minha mão evitá-lo. Portanto, minha mãe, será a Betty ou mais ninguém, e a si cabe decidir a minha sorte, desde que as minhas divertidas irmãs não tenham voto na matéria...

Tudo isto foi terrível para mim, pois a mãe começou a ceder e Robin não deixou de insistir com ela. Por outro lado, a senhora resolveu aconselhar-se com o filho mais velho e este lançou mão de todos os argumentos para a convencer a dar o seu consentimento, alegando o amor apaixonado do irmão por mim, a minha louvável consideração pela família, ao recusar as vantagens que se me ofereciam com um pretexto tão honroso, e mil outras coisas. Quanto ao pai, era um homem a quem não chegava o tempo para tratar de assuntos políticos e ganhar dinheiro, que raramente estava em casa e, embora se preocupasse com os assuntos principais, deixava tudo o mais ao cuidado da mulher.

Compreende-se facilmente que, quando as coisas ficaram neste pé, pensando todos que sabiam exactamente o que se passava, se tenha torna- do menos difícil e menos perigoso ao primogénito, do qual ninguém sus- peitava, comunicar comigo. A própria mãe o aconselhou a fazê-lo, tal como ele desejava:

- Fala com Mrs. Betty, filho, pois talvez vejas mais longe do que eu neste assunto. Tenta descobrir se ela foi tão positiva com o Robin como ele diz.

Acedeu ao desejo da mãe de que conversasse comigo - desejo que era, afinal, o seu - e ela própria me conduziu aos seus aposentos, dizendo- -me que o filho queria falar-me de um assunto, a seu pedido, e aconselhando-me a ser muito sincera com ele.

<< Página Anterior

pág. 56 (Capítulo 2)

Página Seguinte >>

Capa do livro A Vida Amorosa de Moll Flanders
Páginas: 359
Página atual: 56

 
   
 
   
Os capítulos deste livro:
Prefácio 1
A vida amorosa de Moll Flanders 7