Procurar livros:
    Procurar
Procurar livro na nossa biblioteca
 
 
Procurar autor
   
Procura por autor
 
marcador
  • Sem marcador definido
Marcador
 
 
 

Capítulo 2: A vida amorosa de Moll Flanders

Página 57
Depois deixou-nos sós, fechando a porta atrás de si.

Ele então tomou-me nos braços e beijou-me ternamente, ao mesmo tempo que me avisava de que tinha muitas coisas a dizer-me e de que chegara o momento de eu decidir se seria feliz ou desgraçada toda a vida, pois as coisas haviam atingido um ponto em que, se não acedesse aos seus desejos, estaríamos ambos perdidos. Contou-me, a seguir, tudo quanto se passará entre Robin, como lhe chamava, a mãe, as irmãs e ele próprio, e que já relatei.

- E agora, minha querida, pensa bem no que será desposar um cavalheiro de boa família, em excelente situação e com o consentimento de todos, e gozar tudo quanto o mundo pode dar-te; pensa também no que será, pelo contrário, a negra realidade de uma mulher que perdeu a reputação e lembra-te de que, embora toda a vida seja teu amigo, serei sempre suspeito e tu terás medo de me ver, assim como eu recearei possuir-te.

E, sem me dar tempo a responder, prosseguiu:

- O que aconteceu entre nós, pequena, desde que ambos assim o desejemos, pode ser enterrado e esquecido. Serei sempre teu amigo sincero, sem desejo de relações mais íntimas, quando te tornares minha irmã, e poderemos conversar honestamente, sem censuras mútuas por havermos pro- cedido mal. Rogo-te que reflictas e não levantes obstáculos à tua própria segurança e prosperidade. Para te provar a minha sinceridade, ofereço-te estas quinhentas libras, como compensação das liberdades que tive contigo e que ambos consideraremos parte das loucuras das nossas vidas e de que oxalá nos arrependamos.

Disse tudo isto em termos muito mais comovedores do que me é possível exprimir e com argumentos muito mais fortes do que sei repetir, e só reco- mendo aos que lêem esta história que imaginem que, naquela hora e meia em que estivemos juntos, rebateu todas as minhas objecções e reforçou o seu discurso com todos os argumentos possíveis ao engenho e à astúcia humanos.

<< Página Anterior

pág. 57 (Capítulo 2)

Página Seguinte >>

Capa do livro A Vida Amorosa de Moll Flanders
Páginas: 359
Página atual: 57

 
   
 
   
Os capítulos deste livro:
Prefácio 1
A vida amorosa de Moll Flanders 7