Procurar livros:
    Procurar
Procurar livro na nossa biblioteca
 
 
Procurar autor
   
Procura por autor
 
marcador
  • Sem marcador definido
Marcador
 
 
 

Capítulo 2: A vida amorosa de Moll Flanders

Página 73

Levou-o, com estas e outras artimanhas, a submeter-se a todas as suas exigências e a esclarecer a sua situação, a levar-lhe provas indubitáveis de ter pago a sua parte do navio e certificados dos armadores em como não tencionavam retirar-lhe o comando do mesmo, a favor do imediato, considerando falsos e infundados os boatos espalhados a tal respeito. Em suma, mostrou-se o contrário do que se revelara a princípio.

Convenci-a, assim, de que, se os homens levavam vantagem ao nosso sexo do negócio do casamento, baseados na suposição de terem muito por onde escolher e de as mulheres serem muito fáceis de apanhar, isso se de- via apenas ao facto de às mesmas faltar a coragem necessária para defender a sua posição e representarem o seu papel, pois, segundo Lorde Rochester,


Uma mulher nunca é tão desgraçada que não possa
Vingar-se daquele que a desgraçou: o Homem.

Depois disto a minha jovem amiga desempenhou tão bem o seu papel que, embora estivesse resolvida a aceitá-lo, e possuí-lo fosse o seu desígnio principal, se fez rogada e muito difícil de conquistar. Não procedeu assim por altivez nem por reserva, mas por uma estratégia justa, virando o feitiço contra o feiticeiro e aproveitando-se do seu próprio jogo, pois, como ele pretendera, com arrogância, colocar-se acima de quaisquer dúvidas e considerar uma afronta pessoal o inquérito ao seu carácter por ela efectuado, ela agora obrigava-o a submeter-se a todas as possíveis devassas dos seus negócios e, aparentemente, fechava a porta para que não visse os dela.

Mas ele contentou-se com obtê-la para esposa. Quanto ao que tinha, disse-lhe a minha amiga claramente, como ele sabia a sua situação, era justo que ela soubesse a dele, e, apesar de o jovem capitão conhecer a sua situação apenas pelo que se dizia, fizera-lhe tantos protestos apaixonados que não pôde pedir-lhe mais que a mão, dizendo que era para sua grande felicidade e outras frases do género, de acordo com o costume dos namorados.

<< Página Anterior

pág. 73 (Capítulo 2)

Página Seguinte >>

Capa do livro A Vida Amorosa de Moll Flanders
Páginas: 359
Página atual: 73

 
   
 
   
Os capítulos deste livro:
Prefácio 1
A vida amorosa de Moll Flanders 7