Procurar livros:
    Procurar
Procurar livro na nossa biblioteca
 
 
Procurar autor
   
Procura por autor
 
marcador
  • Sem marcador definido
Marcador
 
 
 

Capítulo 1: I

Página 55

Os colegas tinham-no visto a correr. Cercaram-no, empurrando-se uns aos outros, para ouvir melhor. - Conta lá! Conta lá!

- O que é que ele disse?

- Entraste lá?

- O que é que ele disse?

- Conta lá! Conta lá!

Ele contou-lhes o que tinha dito e o que o reitor tinha dito e, quando acabou de contar, todos os rapazes atiraram os bonés ao ar e cantaram:

- Viva!

Apanharam os bonés e atiraram-nos de novo ao ar, fazendo-os girar bem alto, e gritaram de novo:

- Viva! Viva!

Fizeram uma cadeirinha com as mãos entrelaçadas e içaram-no, transportando-o assim até que ele se libertou. E, quando se escapou, dispersaram-se em todas as direcções, atirando de novo os bonés ao ar e assobiando, enquanto eles giravam, e gritando:

- Viva!

E deram três morras ao Careca Dolan e três vivas a Conmee, declarando que era o reitor mais decente que tinha existido em Clongowes.

Os vivas morreram no ar cinzento e suave. Stephen ficou sozinho. Sentia-se feliz e livre; mas não se mostraria arrogante diante do padre Dolan. Ficaria muito calado e obediente; e desejou poder fazer qualquer coisa por ele, para lhe mostrar que não era orgulhoso.

O ar estava suave, cinzento e ameno e a noite estava a chegar.

Pairava no ar um cheiro a noite, o cheiro dos campos depois dos nabos terem sido cavados para serem descascados e comidos, quando iam passear à quinta do major Barton, o cheiro que se sentia no pequeno bosque por trás do pavilhão onde guardavam os bugalhos.

Os rapazes continuavam a praticar críquete. No silêncio suave e cinzento, podia ouvir o choque das bolas: e, daqui e dalém, através do ar tranquilo, vinha o som dos bastões de críquete: pingue, pingue, pingue, como gotas de água de uma fonte, caindo lentamente sobre a bacia a transbordar.

<< Página Anterior

pág. 55 (Capítulo 1)

Página Seguinte >>

Capa do livro Retrato do Artista Quando Jovem
Páginas: 273
Página atual: 55

 
   
 
   
Os capítulos deste livro:
I 1
II 57
III 103
IV 156
V 186