V Esvaziou a sua terceira chávena de chá aguado até à última gota e começou a mastigar as fatias de pão frito espalhadas à sua volta, olhando para a poça escura do boião. O líquido amarelado tinha escorrido como um pântano e a poça por baixo do boião trouxe-lhe à memória a água escura, cor de turfa, dos banhos de Clongowes. A caixa de cautelas de penhor, junto do seu cotovelo, acabara de ser esvaziada e ele foi passando, um a um, entre os dedos engordurados, os recibos azuis e brancos, garatujados, poidos e amarrotados, indicando os nomes dos prestamistas, Daly ou MacEvoy.
1 Par de sapatos
1 Sobretudo E.
3 Peças de roupa branca
1 Par de calças de homem
Depois, pô-las de lado e olhou pensativamente para a tampa da caixa, manchada por marcas de insectos, e perguntou, distraidamente:
- Quanto se adianta o relógio agora?
A mãe endireitou o velho despertador, que se encontrava deitado de lado no meio da consola da lareira, até o seu mostrador indicar um quarto para o meio-dia, e depois deitou-o novamente de lado.
- Uma hora e vinte e cinco minutos - disse ela. - São exactamente dez e vinte. O meu querido sabe que devia chegar a tempo às suas aulas.
- Arranje-me água para eu me lavar - disse Stephen.
- Katey, arranja água para o Stephen se lavar.
- Boody, arranja água para o Stephen se lavar.
- Não posso, tenho que me pôr a mexer para a escola. Trata tu disso, Maggy.
Quando a bacia de esmalte foi colocada sobre o lava-louças e a velha luva de banho disposta ao seu lado, Stephen consentiu que a mãe lhe esfregasse o pescoço com ela e lha introduzisse nas pregas das orelhas e nos interstícios das narinas.
- Bom, é uma tristeza - disse ela - um estudante universitário andar tão sujo que seja preciso a mãe lavá-lo.