Procurar livros:
    Procurar
Procurar livro na nossa biblioteca
 
 
Procurar autor
   
Procura por autor
 
marcador
  • Sem marcador definido
Marcador
 
 
 

Capítulo 6: Capítulo IV

Página 265
Sabia que era impossível existir um país no outro lado do oceano ou um grupo de animais conseguir dirigir à vontade através do mar um recipiente de madeira. Estava convencido de que nenhum houyhnhnm poderia construir tal recipiente e confiá-lo às mãos de um yahoo.

No idioma deles a palavra houyhnhnm significa «cavalo» e, etimologicarnente, «perfeição da natureza». Respondi ao meu amo que me faltava vocabulário, mas que contava ampliá-lo com a máxima rapidez e, então, contar-lhe-ia coisas de espantar. Teve, pois, a bondade de intimar a sua própria égua, o potro e a potra, assim como a criadagem, para que aproveitassem todas as oportunidades para ensinar-me o idioma; ele mesmo gastava duas a três horas diárias com este propósito. Diversos cavalos e éguas da alta sociedade da vizinhança visitavam-nos com frequência; propagara-se a notícia de que um prodigioso yahoo falava como um houyhnhnm e que parecia haver vislumbres racionais nas suas palavras e actos. Essas visitas sentiam prazer em falar comigo; respondia às perguntas variadas da melhor forma possível. Graças a estas circunstâncias vantajosas, os meus progressos foram tão rápidos que, cinco meses após a minha chegada, era capaz de entender tudo o que me diziam e podia exprimir-me de modo bastante satisfatório.

Aos houyhnhnms que visitavam o meu amo para ver-me e conversar comigo custava-lhes muito crer que eu fosse um verdadeiro yahoo uma vez que a cobertura do meu corpo diferia da da minha espécie. Espantavam-se com o facto de só a minha pele, cabelo, cara e mãos serem idênticos aos dos outros; mas, quinze dias antes, por causa de um acidente, pusera a descoberto o meu segredo ao meu dono.

Já referi ao leitor que, todas as noites, quando todos já estavam deitados, despia-me e tapava-me com as minhas roupas.

<< Página Anterior

pág. 265 (Capítulo 6)

Página Seguinte >>

Capa do livro As Viagens de Gulliver
Páginas: 339
Página atual: 265

 
   
 
   
Os capítulos deste livro:
Carta do Comandante Gulliver a seu primo Sympson 1
Prefácio do primeiro editor Richard Sympson 3
Capítulo I 8
Capítulo II 85
Capítulo III 170
Capítulo IV 249