O Regresso de Sherlock Holmes - Cap. 6: A Aventura de Black Peter Pág. 161 / 363

Pensei que «J. H. N.» fossem as iniciais de um agente e que «C. P. R.» fosse o cliente.

- Experimente «Canadian Pacific Railway» - disse Holmes. Stanley Hopkins praguejou baixinho e bateu com o punho cerrado na coxa.

- Que idiota que eu tenho sido! - exclamou. - É claro que é como diz. Então «J. H. N.» são as únicas iniciais cujo significado temos de descobrir. Já examinei as velhas listas da Bolsa, e para o ano de 1883 não encontro nenhum agente, quer dentro da própria Bolsa, quer entre os agentes privados, cujas iniciais correspondam a estas. No entanto, acho que esta é a pista mais importante que tenho. Terá de admitir, Sr. Holmes, que há uma possibilidade de estas iniciais pertencerem à segunda pessoa presente... por outras palavras, ao assassino. Também creio que o facto de aparecer neste caso um documento relativo a grandes quantidades de valiosas acções nos dá, pela primeira vez, um indício de qual o motivo do crime.

A expressão de Sherlock Holmes mostrou que ficou profundamente abalado com esta novidade.

- Tenho de aceitar as suas duas teses - disse. - Confesso que este bloco de notas, que não apareceu no inquérito, altera qualquer opinião que eu tenha eventualmente formado. Elaborei uma teoria do crime na qual não consigo incluir esta prova. Tentou descobrir as acções que aqui estão mencionadas?

-Estão a ser feitas investigações, mas os registos completos dos corretores destes interesses sul-americanos estão na América do Sul e levaremos algumas semanas a obter essas informações.

Holmes tinha estado a examinar a capa do bloco de notas com a sua lupa.

- Não há dúvida de que há aqui uma ligeira descoloração - disse ele.

- Sim, Sr. Holmes, é uma mancha de sangue.





Os capítulos deste livro