Procurar livros:
    Procurar
Procurar livro na nossa biblioteca
 
 
Procurar autor
   
Procura por autor
 
marcador
  • Sem marcador definido
Marcador
 
 
 

Capítulo 3: Capítulo 3

Página 100
e severo que não consiga rir-se com os ditos e momices destes não lhe permitem mantê-los a seu cuidado com receio que de os não trate com gentileza e de não lhe trazerem prazer algum (já que provocá-lo é a única utilidade dos bobos) e consequentemente nenhum proveito.

Troçar de um homem pela sua deformidade ou porque lhe falta algum membro ou parte do corpo é considerado desonesto e reprovável, pois aquele que assim procede troça de um homem apontando-lhe como um vício o que não está no seu poder evitar.

Parece-lhes igualmente censurável e pouco inteligente desprezar a beleza natural. Tentar auxiliá-la com o uso de cosméticos é tido por vão e louco orgulho, e mesmo acto vergonhoso, pois sabem, por experiência própria, que nenhuma beleza recomenda mais a esposa ao amor do marido que a humildade, a doçura e a honestidade de costumes.

O amor é conquistado muitas vezes pela beleza, mas só é mantido aceso, constante e intacto, se houver entre os esposos a paz, a virtude e a obediência.

Não só afastam do crime os cidadãos por meio de castigos, como também incitam à virtude com recompensas e honrarias. Assim, erguem na praça do mercado estátuas de homens notáveis que prestaram grandes serviços à república, com o fim de perpetuar a memória dos seus actos e também para que a glória e a fama dos antepassados incremente a virtude e incentive os seus descendentes à prática do bem. No entanto, àquele que, levado pela ambição desordenada, procura alcançar altos cargos não lhes deixam esperança alguma de vir a consegui-los.

Os Utopianos vivem em paz e amizade uns com os outros. Nenhum magistrado se mostra orgulhoso ou temível, Chamam-lhes pais e,

<< Página Anterior

pág. 100 (Capítulo 3)

Página Seguinte >>

Capa do livro A Utopia
Páginas: 133
Página atual: 100

 
   
 
   
Os capítulos deste livro:
Capítulo 1 1
Capítulo 2 8
Capítulo 3 51