Procurar livros:
    Procurar
Procurar livro na nossa biblioteca
 
 
Procurar autor
   
Procura por autor
 
marcador
  • Sem marcador definido
Marcador
 
 
 

Capítulo 3: Capítulo 3

Página 117
No entanto, seja como for, muitos de entre eles abraçaram a nossa religião e foram banhados na santa água do baptismo. Mas embora os tivéssemos iniciado em todos os restantes mistérios, à excepção dos sacramentos, que só o sacerdote pode conferir, lamento que, de nós os quatro (dois dos nossos companheiros tinham já morrido), nenhum fosse padre. Compreendem-nos, no entanto, muito bem e discutem com o maior fervor entre si. Na ausência de um bispo cristão, algum cidadão, escolhido entre eles, poderá adquirir o sacramento da ordem. E; de facto, estavam decididos a fazê-lo, embora ainda não tivessem escolhido ninguém, quando de lá parti.

Aqueles que não aceitaram a religião cristã não se opõem a ela nem maltratam os convertidos, Excepto um dos nossos adeptos, que foi na minha presença severamente punido. Mal foi baptizado, começou, contra nossa vontade, com mais fanatismo que prudência, a apregoar a religião de Cristo. De tal maneira se excitou, que não só proclamava a religião cristã superior a todas as outras, como desprezava e condenava as restantes, chamando-lhes profanas e aos seus seguidores ímpios e sacrilégios, dignos das penas eternas. Depois de ter declamado esta matéria, durante largo tempo, prenderam-no, acusaram-no e condenaram-no, não por ultrajar o culto, mas como sedicioso e provocador de tumultos.

Uma das suas leis mais antigas ordena que ninguém seja censurado pela religião que professa. O rei Utopos, no início da nação, ao ouvir dizer que os habitantes da ilha estavam, até à sua chegada, em permanentes discussões e lutas por causa das suas religiões; compreendendo também que esta separação (pois as várias seitas tomaram partidos diferentes na luta) tinha sido a única razão da sua vitória sobre eles; mal a alcançou, promulgou um decreto (que declarava que cada homem podia seguir

<< Página Anterior

pág. 117 (Capítulo 3)

Página Seguinte >>

Capa do livro A Utopia
Páginas: 133
Página atual: 117

 
   
 
   
Os capítulos deste livro:
Capítulo 1 1
Capítulo 2 8
Capítulo 3 51