Procurar livros:
    Procurar
Procurar livro na nossa biblioteca
 
 
Procurar autor
   
Procura por autor
 
marcador
  • Sem marcador definido
Marcador
 
 
 

Capítulo 2: Capítulo 2

Página 25
artesãos e mesmo os camponeses, e todas as classes sociais, exibem um luxo inaudito no vestuário e uma prodigalidade excessiva na alimentação.

E que dizer das casas de prostituição, de bebidas e de jogo, com as infames e ilegais jogatinas de dados, cartas e péla, que acabam por levar os seus frequentadores pelo caminho mais directo para o roubo, quando se lhes acaba o dinheiro.

«Arrancai- do vosso país estas abominações perniciosas, fazei uma lei que obrigue os que destruíram quintas e vilas e provocaram a decadência da agricultura a reconstruir tudo o que destruíram ou a ceder o terreno aos que as quiserem reconstruir por si próprios. Não autorizeis que os ricos comprem tudo aquilo a que podem deitar a mão, para com esses terrenos especularem e monopolizarem as transacções. Proibi a multiplicação da ociosidade, desenvolvei a agricultura e o cultivo, renovai a indústria da manufactura da lã, e ocupareis assim utilmente esta classe ociosa, donde até agora só saíram ladrões, vagabundos e criados, o que é quase a mesma coisa, ou que em breve neles se tornarão. Sem dúvida, senão dais remédio a estes males, em vão vos vangloriareis da justiça que exerceis sobre os ladrões. Pois ela não passa de uma aparência mentirosa e de um disfarce, nada tendo de útil ou justo.»

Abandonais os jovens, desde tenra idade, a uma educação ociosa e a um contágio progressivo com o vício; quando chegam à idade adulta, dais-lhes severos castigos, em nome do Senhor, pelos mesmos crimes que impunemente cometem desde a infância. Que fazeis deles senão ladrões, para em seguida os enforcardes?

Enquanto eu assim falava, o advogado meu adversário preparava-se para me responder e decidia-se a fazê-lo conformemente ao uso daqueles argumentistas que repetem mais propriamente

<< Página Anterior

pág. 25 (Capítulo 2)

Página Seguinte >>

Capa do livro A Utopia
Páginas: 133
Página atual: 25

 
   
 
   
Os capítulos deste livro:
Capítulo 1 1
Capítulo 2 8
Capítulo 3 51