Procurar livros:
    Procurar
Procurar livro na nossa biblioteca
 
 
Procurar autor
   
Procura por autor
 
marcador
  • Sem marcador definido
Marcador
 
 
 

Capítulo 2: Capítulo 2

Página 45
conseguirdes, pelo menos, diminuir a intensidade do mal, já que os vossos esforços não alcançaram instaurar o bem. Pois, não é possível que tudo seja bom e perfeito até que os próprios homens consigam atingir a perfeição, coisa que, na minha opinião, não acontecerá nos anos mais próximos de nós. Rafael retorquiu:

- Desse modo também nada conseguiria e, ao tentar curar a loucura dos outros, acabaria por ficar eu próprio também louco. Se é a verdade, o que a comunicar deve falar sem peias. Mas dizer a mentira, embora isso possa fazer parte do papel dos filósofos, não está na minha maneira de ser. Embora a minha linguagem possa parecer desagradável aos conselheiros dos reis, não vejo qual seja a sua novidade ou absurdo. Se repetisse as teorias que Platão expressa na A República, e que os Utopianos põem em prática, embora sejam efectivamente superiores às que nos regem, admito que poderiam parecer estranhas e absurdas. Por exemplo, aqui o direito de propriedade é individual e lá é comum toda a propriedade.

«Mas que terei eu dito que não possa ou não deva ser dito em qualquer lugar? Só para os que decidiram que pensam absolutamente o contrário, as minhas palavras podem ter sido desagradáveis e inaceitáveis, porque lhes mostraram a verdade e lhes puseram sob os olhos a sua falsidade. Na verdade, se calasse tudo o que a perversidade considera inconveniente, absurdo ou reprovável, dever-se-ia então, 'entre os cristãos, que são a grande maioria de nós, dissimular e esconder a maior parte do que Jesus nos ensinou e proibiu aos apóstolos que escondessem, tendo ordenado aos discípulos que proclamassem em voz alta o que ele lhes dissera em voz baixa e ao ouvido. No entanto, a maioria dos ensinamentos de Cristo é muito mais contrária aos costumes do mundo de hoje do que o são as minhas palavras.

<< Página Anterior

pág. 45 (Capítulo 2)

Página Seguinte >>

Capa do livro A Utopia
Páginas: 133
Página atual: 45

 
   
 
   
Os capítulos deste livro:
Capítulo 1 1
Capítulo 2 8
Capítulo 3 51