Procurar livros:
    Procurar
Procurar livro na nossa biblioteca
 
 
Procurar autor
   
Procura por autor
 
marcador
  • Sem marcador definido
Marcador
 
 
 

Capítulo 3: Capítulo 3

Página 94
Entre os historiadores ficaram-lhes Tucídides, Heródoto e Herodiano.

O meu companheiro de viagem, Trícius Apinatus, levara com ele alguns livros de medicina, pequenas obras de Hipócrates e o Michrotechne de Galeno, pelos quais têm grande estima.

Embora não haja talvez país algum em que a medicina seja menos necessária que na Utopia, têm esta ciência em grande conta. Consideram o seu conhecimento como uma das partes mais nobres e úteis da filosofia.

Pois aqueles que, com a ajuda dessa filosofia, procuram conhecer os mistérios mais secretos da natureza recebem não só grande prazer como ainda se tornam, pela sua actividade, agradáveis ao Criador e Autor da vida. Pensam que o Criador, tal como os artífices terrenos, expôs a Sua obra maravilhosa da máquina do mundo aos olhos do homem, a quem criou com espírito e capacidade para compreender a excelência de tão imensa obra. Por isso, vê com maior amor e boa vontade aquele que admira a sua obra com curiosidade e interesse em a conhecer do que aquele que, como um animal sem alma e sem razão, ou como um louco sem entendimento nem sentido, vê somente com uma mirada espectáculo tão grandioso e cheio de maravilha.

<< Página Anterior

pág. 94 (Capítulo 3)

Página Seguinte >>

Capa do livro A Utopia
Páginas: 133
Página atual: 94

 
   
 
   
Os capítulos deste livro:
Capítulo 1 1
Capítulo 2 8
Capítulo 3 51