- Qual foi a última notícia quando saíram de Londres? - perguntou ele.
- Eu estive na redacção do Gazette aproximadamente às dez horas - respondi eu. -:- Um telegrama da Reuter' s tinha acabado de chegar de Singapura a informar que a doença parecia ser universal em Sumatra, e que os faróis não tinham sido acesos em consequência dela.
- Desde essa altura, os acontecimentos têm estado a precipitar-se - disse Challenger, pegando no seu monte de telegramas. - Eu estou em contacto estreito quer com as autoridades quer com a imprensa, por isso as notícias convergem para mim vindas de todos os lados. Há, de facto, urna exigência geral e muito insistente para que eu vá para Londres; mas não vejo nenhuma vantagem nisso. A partir dos relatos concluí que o efeito do veneno começa com excitação mental; diz-se que os motins em Paris esta manhã foram muito violentos, e os mineiros galeses estão num estado de tumulto. Assim, na medida em que podemos confiar nas provas que ternos, este estado de estimulação, que varia muito consoante raças e indivíduos, é sucedido por urna certa exaltação e lucidez mental... parece-me discernir alguns desses indícios no nosso jovem amigo ... que, após um intervalo apreciável, se transforma em coma e se aprofunda rapidamente para a morte. Acho, na medida dos meus conhecimentos de toxicologia, que existem alguns venenos vegetais para os nervos...
- Datura - sugeriu Summerlee.
- Excelente! - exclamou Challenger. - Ajudaria à precisão científica se conseguíssemos dar um nome ao nosso agente tóxico. Que seja daturon. A si, meu caro Summerlee, pertence a honra... póstuma, mas mesmo assim única... de ter dado um nome ao destruidor universal, ao grande desinfectante do jardineiro. Então, os sintomas do daturon podem ser aceites corno aqueles que indiquei. Que envolverá todo o mundo e que não poderá restar vida depois da sua passagem parece-me certo, já que o éter é um meio universal. Até agora, tem sido caprichoso nos lugares onde atacou, mas a diferença é apenas urna questão de algumas horas, e é corno uma maré em progressão que cobre urna tira de areia e depois outra, de cá para lá em correntes irregulares, até, por fim, ter submerso tudo. Existem leis consagradas relacionadas com a acção e distribuição de daturon que teriam tido um interesse profundo se o tempo que temos à nossa disposição nos permitisse estudá-las.