As pessoas parecem ter sabido que eu sou a maior autoridade na questão. Sem dúvida que isso se deve à minha carta no
The Times. Era o presidente da Câmara de uma cidade de província com quem falei logo que chegámos. Vocês devem ter-me ouvido a falar ao telefone. Ele parecia dar um valor completamente inflacionado à sua própria vida. Eu ajudei-o a reajustar os seus ideais.
Summerlee tinha-se levantado e estava de pé junto à janela.
As suas mãos magras e ossudas tremiam de emoção.
- Challenger - disse ele, ansioso -, esta coisa é demasiado séria para uma simples discussão fútil Não pense que quero irritá-lo com qualquer questão que possa colocar-lhe. Mas pergunto-lhe se não poderá haver alguma falácia nas suas informações ou no seu raciocínio. O sol está a brilhar tanto como sempre no céu azul. Há a urze e as flores e os pássaros. Há os fulanos a divertirem-se nos campos de golfe, e o trabalhadores mais longe a cortar o milho. O senhor diz-nos que eles e nós podemos estar à beira da destruição ... que este dia soalheiro pode ser o dia do juízo final por que a raça humana espera há tanto tempo. Tanto quanto sabemos, chegou a esta conclusão espantosa por causa daquilo? Por causa de algumas linhas anormais num espectro... por causa de rumores de Sumatra... por causa de uma curiosa excitação pessoal que discernimos uns nos outros? Este último sintoma não é tão vincado que o senhor e nós não possamos, com um esforço deliberado, controlar. Não precisa de fazer cerimónia connosco, Challenger. Já todos nós enfrentámos a morte juntos antes de hoje. Fale, e diga-nos exactamente em que situação nos encontramos, e quais são, em sua opinião, as perspectivas para o nosso futuro.
Foi um discurso corajoso e bom, um discurso daquele espírito dedicado e forte que estava por detrás de todas as acidezes e angularidades do velho zoólogo. Lorde John levantou-se e apertou-lhe a mão.
- É exactamente o que eu penso - disse ele. - Agora, Challenger, compete-lhe a si dizer-nos qual é a nossa situação. Nós não somos homens nervosos, como bem sabe; mas quando vimos fazer uma simples visita de fim-de-semana e descobrimos que caímos em cheio no Dia do Juízo Final, precisamos de algumas explicações. Qual é o perigo, e quanto perigo existe, e que vamos fazer para o controlar?
Ele levantou-se, alto e forte, à luz do sol junto da janela, com a mão morena pousada sobre o ombro de Summerlee. Eu estava recostado num cadeirão, com um cigarro apagado entre os lábios, naquela espécie de estado semiapático em que as impressões se tornam extremamente distintas. Podia ser urna nova fase do envenenamento, mas os ataques de delírio tinham passado, e tinham sido substituídos por um estado de espírito profundamente lânguido e, ao mesmo tempo, perceptivo.