Procurar livros:
    Procurar
Procurar livro na nossa biblioteca
 
 
Procurar autor
   
Procura por autor
 
marcador
  • Sem marcador definido
Marcador
 
 
 

Capítulo 9: Capítulo IX

Página 160
Alguns miúdos tinham subido a escadaria e estavam a espreitar para o hall; quando lhes disse quem tinha chegado, foram-se embora, contrariados.

Pouco tempo depois, o senhor Gatz abriu a porta e saiu, com a boca entreaberta, ligeiramente ruborizado e com os olhos a verterem, irregularmente, lágrimas isoladas. Atingira a idade em que a morte perdeu já a espectral surpresa que lhe está associada, e, ao olhar agora, pela primeira vez, à sua volta e ver a altura e o esplendor do hall e os enormes compartimentos que, a partir dele, se abriam para outros compartimentos, a sua mágoa começou a confundir-se com um orgulho assombrado. Ajudei-o a subir para um quarto de cama, no andar de cima; enquanto ele despia o casaco e o colete, anunciei-lhe que todos os preparativos para o funeral tinham sido adiados, à sua espera.

- Como não sabia o que é que o senhor tencionava fazer, senhor Gatsby...

- O meu nome é Gatz.

- ... senhor Gatz... Pensei, inclusivamente, que quisesse levar o corpo para o Oeste.

Abanou a cabeça.

- O Jimmy sempre gostou mais do Leste. Foi no Leste que ele chegou à posição que tinha. O senhor era amigo do meu filho, senhor...?

- Éramos amigos íntimos.

- Ele tinha um grande futuro à sua frente, sabe? Ainda era muito novo, mas tinha uma grande força aqui dentro.

Levou a mão à cabeça, impressionado, e eu assenti.

- Se vivesse, ainda havia de chegar a ser um grande homem. Um homem como James J. Hill. Teria ajudado a construir o país.

- É verdade - disse eu, embaraçado.

Tenteou à procura da colcha bordada da cama, para a retirar, e deitou-se, muito rígido - adormeceu num instante.

Nessa noite telefonou um indivíduo, manifestamente assustado, que, antes de se identificar, quis saber quem eu era.

<< Página Anterior

pág. 160 (Capítulo 9)

Página Seguinte >>

Capa do livro O Grande Gatsby
Páginas: 173
Página atual: 160

 
   
 
   
Os capítulos deste livro:
Capítulo I 1
Capítulo II 23
Capítulo III 39
Capítulo IV 60
Capítulo V 80
Capítulo VI 95
Capítulo VII 109
Capítulo VIII 140
Capítulo IX 156