As Viagens de Gulliver - Cap. 6: Capítulo IV Pág. 297 / 339

Ouvira comentar a alguns houyhnhnms observadores que havia, na maioria dos rebanhos, uma espécie de chefe yahoo (do mesmo modo que nas nossas tapadas há um chefe ou um guia) que era sempre o mais disforme e o mais mal-intencionado. Este chefe tinha um favorito muito parecido com ele, cuja função era lamber o traseiro e os pés do líder e levar as fêmeas yahoos ao refúgio dele; como pagamento, recebia, de vez em quando, um pedaço de carne de burro. Este favorito é odiado por toda a manada pelo que, para estar seguro, permanece sempre junto do chefe. Desempenha a sua missão até que é encontrado um substituto ainda pior. Na altura em que é removido do cargo, todos os yahoos da região, jovens e velhos, machos e fêmeas, com o sucessor à cabeça, acodem em massa e cobrem-no de excrementos da cabeça aos pés. Acrescentou o meu amo que só eu poderia dizer até que ponto tal medida poderia ser aplicada identicamente às nossas cortes, favoritos e ministros de Estado.

Não me atrevi a replicar à sua maliciosa insinuação, que colocava a razão humana abaixo da sagacidade de um cão de matilha que possui o necessário instinto para distinguir infalivelmente e seguir o mando do mais capaz do grupo.

O meu amo referiu-me que os yahoos tinham algumas interessantes características, em relação às quais, quanto ao que se passa no género humano, eu apenas mencionara de forma superficial. Estes animais têm, como todos os irracionais, as mulheres em comum. Mas a grande diferença consiste em que a mulher yahoo aceitava quando estava grávida e que os machos discutiam e pelejavam com as fêmeas com a mesma ferocidade com que o faziam entre si. Ambas as práticas denotam um grau de bestialidade abominável como nunca se viu em nenhuma outra criatura viva.





Os capítulos deste livro