Procurar livros:
    Procurar
Procurar livro na nossa biblioteca
 
 
Procurar autor
   
Procura por autor
 
marcador
  • Sem marcador definido
Marcador
 
 
 

Capítulo 6: Capítulo IV

Página 298

Outra coisa que o chocara nos yahoos era a estranha inclinação para a sujidade e para a imundície, enquanto nos outros animais havia um gosto instintivo pela limpeza. Quanto às duas anteriores acusações, respondi com o silêncio, porque não encontrei palavras para defender a minha raça, coisa que teria feito com agrado. Quanto à terceira, teria certamente absolvido a espécie humana da exclusividade nessa matéria se houvesse cerdos neste país (para minha infelicidade, não os havia). Mas ainda que este quadrúpede seja possivelmente menos belígero que um yahoo, para se ser justo não se pode considerá-lo mais limpo, e Sua Excelência compartilharia da minha opinião se tivesse conhecido a sua repugnante maneira de comer e o seu costume de revolver-se e dormir na lama.

O meu amo mencionou também outro atributo que os criados tinham descoberto em diversos yahoos, e que era completamente incompreensível. Afirmou que às vezes um yahoo tinha o capricho de retirar-se para um recanto, de deitar-se, gemer e grunhir e afastar todos os que se aproximavam, ainda que se tratasse de um indivíduo jovem e vigoroso, não necessitando de alimento e de bebida. Os criados não conseguiam perceber o que o afectava. A única solução que tinham encontrado foi fazê-lo trabalhar a fundo, o que o levara a um infalível restabelecimento. A isto tão-pouco respondi, para não acusar a minha própria espécie; consegui, contudo, lobrigar os verdadeiros motivos da atitude, que apenas afecta os preguiçosos, ricos e os impudicos. Bem gostaria eu próprio de corrigi-los, submetendo-os ao mesmo tratamento.

Sua Excelência referira, além disso, que as fêmeas yahoo costumavam agachar-se atrás de um talude ou de uma moita para espreitarem a passagem dos jovens machos, jogando às escondidas, utilizando inúmeros e invulgares gestos e esgares, ao mesmo tempo que soltavam um cheiro repelente.

<< Página Anterior

pág. 298 (Capítulo 6)

Página Seguinte >>

Capa do livro As Viagens de Gulliver
Páginas: 339
Página atual: 298

 
   
 
   
Os capítulos deste livro:
Carta do Comandante Gulliver a seu primo Sympson 1
Prefácio do primeiro editor Richard Sympson 3
Capítulo I 8
Capítulo II 85
Capítulo III 170
Capítulo IV 249