O Regresso de Sherlock Holmes - Cap. 5: A Aventura da Escola Priory Pág. 123 / 363

A propósito, a última carta do duque... foi encontrada no quarto do rapaz depois de ele desaparecer?

- Não, tinha-a levado consigo. Creio, Sr. Holmes, que é altura de nos dirigirmos à estação de Euston.

- Vou mandar chamar uma carruagem. Daqui a um quarto de hora estarei ao seu serviço. Se tenciona telegrafar para casa, Sr. Huxtable, talvez seja melhor deixar que as pessoas da vizinhança pensem que ainda estão a ser feitas investigações em Liverpool ou onde quer que seja que a pista falsa levou a sua gente. Entretanto, eu farei algumas investigações discretas nas sua escola, e talvez a pista não esteja tão fria que dois velhos perdigueiros como eu e o Watson não a farejemos.

Chegámos ao fim da tarde à região fria e estimulante de Peak, onde se situa a famosa escola do Dr. Huxtable. Já era noite quando lá chegámos. Havia um cartão de visita na mesa do hall de entrada e o mordomo murmurou qualquer coisa ao patrão, que se voltou para nós revelando agitação em todas as suas feições.

- O duque está cá - disse. - O duque e o Sr. Wilder estão no escritório. Venham, meus senhores, e apresentá-los-ei a Sua Senhoria.

Eu conhecia, evidentemente, retratos do famoso estadista, mas o homem em si era muito diferente da sua representação. Era uma pessoa alta e majestosa, impecavelmente vestido, com um rosto magro e cansado e um nariz que era grotescamente curvo e longo. A sua pele tinha um tom cadavérico que ainda chocava mais pelo contraste que fazia com a longa barba avermelhada que caía sobre o colete branco, com a corrente do relógio a brilhar por entre as suas franjas. Era esta a figura majestosa que nos olhava friamente no centro da carpeta do Dr. Huxtable. Ao lado, estava um homem muito jovem que percebi ser Wilder, secretário pessoal do duque.





Os capítulos deste livro