Amor de Perdição - Cap. 7: Capítulo 7 Pág. 39 / 145

– Olha se os demoras a dar tempo que o doutor saia – disse João da Cruz ao ouvido do arrieiro.

– Pois nós cá estamos parados – replicou o criado de Simão. – Que nos querem vocês?

– Quero saber o que têm que fazer neste sítio.

– E vocês que fazem por cá?

– Não admito perguntas – disse o de Castro Daire, aventurando alguns passos vacilantes para a frente. – Quero saber quem são. Mestre João disse ao ouvido do cunhado:

– Diz-lhe que se dá mais um passo que o arrebentas.

O arrieiro repetiu a cláusula, e Baltasar parou.

Um dos criados deste chamou-o ao lado para lhe dizer que aquele dos dois que não falava parecia ser o João da Cruz. O morgado duvidou, e quis esclarecer-se; mas o ferrador ouvira as palavras do criado, e disse ao cunhado:

– Vem comigo, que eles conhecem-me.

Dizendo, voltou as costas ao grupo, e caminhou ao longo do quintal de Tadeu de Albuquerque. Os criados de Baltasar, gloriosos da retirada, como de uma derrota certa, apressaram o passo na cola dos supostos fugitivos. O morgado ainda lhes disse que os não seguissem; mas eles, momentos antes cobardes, queriam desforrar--se agora, correndo após o inimigo tanto quanto lhe tinham fugido antes.

Simão Botelho ouvira passos ligeiros, e, compelido pelo susto de Teresa, abrira a porta do quintal, sem saber ainda de quem fossem os passos. João da Cruz, com ar galhofeiro, já quando os perseguidores se viam, disse ao filho do corregedor se estava ajustado o casamento, que não havia pano para mangas.

Simão entendeu o perigo, apertou convulsivamente a mão de Teresa, e retirou-se. Queria ele reconhecer os dois vultos parados a distância; mas João da Cruz, com o tom imperioso de quem obriga à submissão, disse ao filho do corregedor:

– Vá por onde veio, e não olhe para trás.

Simão foi indo até encontrar o cavalo. Montou, e esperou os dois inalteráveis guardas que o seguiam a passo vagaroso. Maravilhara-os o súbito desaparecimento dos criados de Baltasar, e recearam-se de alguma espera fora da cidade.





Os capítulos deste livro