As Viagens de Gulliver - Cap. 6: Capítulo IV Pág. 278 / 339

Quanto às vossas garras das patas traseiras e dianteiras, são tão curtas e frágeis que um único yahoo poria em fuga doze dos vossos. Por consequência, ao saber do número das baixas em combate, não posso deixar de pensar que disseste a coisa que não é.»

Não pude deixar de abanar a cabeça e de sorrir um pouco ante a sua ignorância. E como não era um novato nas coisas bélicas, dei-lhe uma explicação ampla sobre canhões, bestas, mosquetes, espingardas, pistolas, projécteis, pólvora, espadas, baionetas, batalhas, cercos, retiradas, ataques, minas, contra-minas, bombardeamentos, combates navais; afundamentos de barcos com mil homens a bordo e vinte mil baixas de cada lado; queixumes de moribundos, membros pelo ar, fumo, fragor, confusão, morte sob os cascos das montadas; fuga, perseguição, vitória; cadáveres disseminados pelos campos, pasto de cães, lobos e aves de rapina; saques, pilhagem, violações, incêndios e destruição. E para destacar o valor dos meus queridos compatriotas assegurei-lhe ter visto como faziam saltar pelos ares cem inimigos de uma só vez, a outros tantos num barco, e contemplado como os cadáveres caíam despedaçados das nuvens perante o grande regozijo dos que presenciavam a cena.

Ia prosseguir com mais pormenores quando o meu amo me impôs silêncio. Disse-me que qualquer conhecedor da natureza do yahoo poderia acreditar facilmente na possibilidade de que um animal tão vil fosse capaz de todas as acções que mencionara, por pouco que a sua força e astúcia se equiparassem com a sua maldade. Mas a minha descrição, ao mesmo tempo que lhe produzia uma inquietação espiritual que até à data nunca experimentara, fazia-lhe provocar uma maior aversão relativamente a eles.





Os capítulos deste livro