Procurar livros:
    Procurar
Procurar livro na nossa biblioteca
 
 
Procurar autor
   
Procura por autor
 
marcador
  • Sem marcador definido
Marcador
 
 
 

Capítulo 2: A vida amorosa de Moll Flanders

Página 152
Contara-lhe, confessou-me, que eu possuía uma grande fortuna e que lhe haviam dito em Londres. «Disseram-lho», exclamei, veemente. «Eu alguma vez lho disser» Não, concordou, mas afirmara várias vezes ter nas próprias mãos o que possuía. «Afirmei-o, de facto, mas nunca lhe disse que possuía uma fortuna! Nem, tão-pouco, que possuía cem libras ou o valor de cem libras! Acha que, se fosse rica dessa maneira, viria consigo para o Norte da Inglaterra apenas por a vida ser barata?» Ao proferir estas palavras, em voz alta e vibrante, o meu marido - e seu irmão, como ela dizia - chegou à porta do quarto e eu mandei-o entrar e sentar-se, pois tinha algo importante a dizer diante dos dois e achava absolutamente necessário que ele ouvisse.

Pareceu um pouco perturbado com a minha firmeza, entrou e sentou-se ao meu lado, depois de fechar a porta. Voltei-me para ele, numa grande inquietação, e declarei:

- Receio, meu querido (achei melhor falar-lhe com delicadeza), que te tenham causado um grande prejuízo e uma ofensa irreparável ao levarem- -te a casar comigo. Mas, como não fui para aí metida nem achada, desejo ilibar-me de toda a responsabilidade e que a culpa recaia, exclusivamente, em quem deve recair, pois lavo as minhas mãos de qualquer participação no que se passou.

- Que ofensa posso ter sofrido em desposar-te, minha querida? - perguntou-me. - Espero, pelo contrário, que tenha sido para minha honra e benefício, em todos os sentidos.

- Explicar-te-ei em breves palavras o que se passou e receio que tenhas razão para te considerares prejudicado; mas convencer-te-ei também, meu querido, de que não tive culpa nenhuma. - E fiz uma pausa pro- longada.

Mostrou-se assustado e inquieto e começou, creio, a desconfiar do que ia ouvir.

<< Página Anterior

pág. 152 (Capítulo 2)

Página Seguinte >>

Capa do livro A Vida Amorosa de Moll Flanders
Páginas: 359
Página atual: 152

 
   
 
   
Os capítulos deste livro:
Prefácio 1
A vida amorosa de Moll Flanders 7