Procurar livros:
    Procurar
Procurar livro na nossa biblioteca
 
 
Procurar autor
   
Procura por autor
 
marcador
  • Sem marcador definido
Marcador
 
 
 

Capítulo 2: O DIAMANTE DO TAMANHO DO RITZ

Página 103
Queria dizer que a Providência deveria pegar, ou largar.

À medida que se aproximava -do fim, as frases tornavam-se entrecortadas, curtas e incertas, e o seu corpo parecia tenso, parecia fazer um esforço para detectar o mais ligeiro sinal, ou murmúrio de vida, nos espaços à sua volta. O cabelo tornara-se gradualmente branco enquanto falava, e agora levantava a cabeça bem alto para os céus, como um profeta de outrora - magnificamente louco.

Então, enquanto John olhava tonto e fascinado, pareceu-lhe que em qualquer sítio à sua volta corria um fenómeno curioso. Era como se o céu tivesse escurecido por um instante, como se tivesse havido um súbito murmúrio num golpe de vento, um som de trombetas distantes, um sussurro, como o roçagar de um grande manto de seda; por instantes, toda a natureza à volta partilhava desta escuridão; o canto dos pássaros cessou, as árvores ficaram silenciosas e muito para lá da montanha havia o ribombar de um trovão sinistro, ameaçador.

E foi tudo. O vento morreu na relva alta do vale.

A madrugada e o dia retomaram o seu lugar, e o sol já nascido enviava ondas quentes de névoa amarela que tornavam o caminho luminoso à sua frente. As folhas riam ao sol, e a sua gargalhada agitava as árvores até cada ramo ser como uma escola de raparigas no país das fadas. Deus recusara-se a aceitar o suborno.

Por mais uns instantes John observou o triunfo do dia. Então, ao voltar-se, viu uma mancha castanha lá em baixo junto do lago, depois outra, e depois outra, como a dança de anjos dourados descendo das nuvens. Os aviões tinham aterrado.

John escorregou da pedra e correu pelo flanco da montanha para o maciço de árvores onde as duas raparigas já estavam acocoradas e à sua espera. Kismine pôs-se em pé de um salto, com as jóias a chocalharem nos bolsos e uma pergunta nos lábios entreabertos mas o instinto de John disse-lhe que não havia tempo para palavras.

<< Página Anterior

pág. 103 (Capítulo 2)

Página Seguinte >>

Capa do livro A Década Perdida
Páginas: 182
Página atual: 103

 
   
 
   
Os capítulos deste livro:
O PRIMEIRO DE MAIO 1
O DIAMANTE DO TAMANHO DO RITZ 60
O MENINO RICO 108
A ABSOLVIÇÃO 154
TRÊS HORAS ENTRE DOIS AVIÕES 172
A DÉCADA PERDIDA 179