Procurar livros:
    Procurar
Procurar livro na nossa biblioteca
 
 
Procurar autor
   
Procura por autor
 
marcador
  • Sem marcador definido
Marcador
 
 
 

Capítulo 1: O PRIMEIRO DE MAIO

Página 30

- Edith - voltando-se para ela com um grande esforço de autocontrole. - Nem te sei dizer o que significa para mim saber que ainda existe uma pessoa que se interessa por mim.

Estendeu o braço e acariciou-lhe a mão, e involuntariamente ela retirou-a.

- É bem amável da tua parte - repetiu ele.

- Bom - disse ela devagar, olhando-o nos olhos. - Fica-se sempre satisfeito por encontrar um velho amigo, mas lamento ver-te neste estado, Gordon.

Houve um silêncio enquanto olhavam um para o outro e a vivacidade momentânea nos olhos dele desvaneceu-se. Ela levantou-se e ficou a olhá-lo, de rosto inexpressivo.

- Vamos dançar? - sugeriu friamente.

O amor é frágil - pensava - mas talvez se tenha salvo alguma coisa: as palavras suspensas dos lábios e que podiam ter sido ditas. As novas palavras de amor, a ternura descoberta e ciosamente guardada para o próximo amante.

V

Peter Himmel, o acompanhante da encantadora Edith, não estava habituado a ser humilhado; como fora humilhado, estava ofendido e embaraçado, e com vergonha de si mesmo. Durante uns dois meses tinha-se correspondido com Edith Bradin em termos especiais e, sabendo que a única justificação e explicação para cartas especiais é o seu valor sentimental julgara-se senhor do terreno. Procurava em vão uma razão para ela ter tornado aquela atitude por causa de um simples beijo.

Assim, quando foi interrompido pelo homem de bigode, saiu para o vestíbulo e, tendo construí do uma frase, repetiu-a várias vezes para si próprio. Bastante resumida, era assim:

«Bem, se alguma vez uma mulher.' andou a entreter um homem e depois lhe deu com os pés, foi ela - e esteve-se nas tintas por eu sair danado.»

Assim, atravessou a sala de jantar e dirigiu-se para urna sala contígua que tinha localizado anteriormente.

<< Página Anterior

pág. 30 (Capítulo 1)

Página Seguinte >>

Capa do livro A Década Perdida
Páginas: 182
Página atual: 30

 
   
 
   
Os capítulos deste livro:
O PRIMEIRO DE MAIO 1
O DIAMANTE DO TAMANHO DO RITZ 60
O MENINO RICO 108
A ABSOLVIÇÃO 154
TRÊS HORAS ENTRE DOIS AVIÕES 172
A DÉCADA PERDIDA 179