Procurar livros:
    Procurar
Procurar livro na nossa biblioteca
 
 
Procurar autor
   
Procura por autor
 
marcador
  • Sem marcador definido
Marcador
 
 
 

Capítulo 1: O PRIMEIRO DE MAIO

Página 56

Após mais alguns minutos de deslumbramento decidiram mandar vir outra garrafa. O criado, preocupado, consultou o seu superior imediato, e esta discreta personagem deu instruções implícitas no sentido de não ser servido mais champanhe. Trouxeram-lhes a conta.

Cinco minutos depois, de braço dado, saíram do Commodore e meteram-se numa multidão curiosa e espantada ao longo da Rua 42, pela Avenida Vanderbilt até ao Biltmore. Aí, com súbita destreza, puseram-se à altura do lugar e atravessaram o átrio, caminhando depressa e estranhamente direitos.

Uma vez na sala de jantar, repetiram a representação. Estavam dilacerados entre ataques de riso convulsivos e intermitentes e súbitas discussões sobre política, a universidade e os seus radiosos estados de alma. Os relógios disseram-lhes que eram agora nove horas, e surgiu-lhes uma ideia nebulosa de terem estado numa festa memorável, qualquer coisa de que se lembrariam sempre. Demoraram a esvaziar a segunda garrafa. Bastava qualquer deles mencionar a palavra «apavorante» para entrarem ambos em desenfreados arquejos. A sala de jantar estava agora barulhenta e animada; uma estranha luminosidade penetrava e rarefazia o ar pesado.

Pagaram a conta e saíram para o átrio.

Foi nesse momento que as portas exteriores giraram pela milésima vez nessa manhã, deixando entrar no átrio uma jovem beldade muito pálida com grandes olheiras negras, envergando um vestido de noite muitíssimo amarrotado. Estava acompanhada por um homem forte e modesto, que não era, obviamente, o acompanhante apropriado.

No cimo das escadas este par encontrou-se com o senhor «Entrada» e o senhor «Saída».

- Edith - começou o senhor «Entrada» dirigindo-se a ela sorridente - minha querida, bom dia.

O homem forte olhou, intrigado, para Edith, como se estivesse pura e simplesmente a pedir-lhe licença para lhe tirar aquele tipo do caminho, sem mais conversa.

<< Página Anterior

pág. 56 (Capítulo 1)

Página Seguinte >>

Capa do livro A Década Perdida
Páginas: 182
Página atual: 56

 
   
 
   
Os capítulos deste livro:
O PRIMEIRO DE MAIO 1
O DIAMANTE DO TAMANHO DO RITZ 60
O MENINO RICO 108
A ABSOLVIÇÃO 154
TRÊS HORAS ENTRE DOIS AVIÕES 172
A DÉCADA PERDIDA 179