Procurar livros:
    Procurar
Procurar livro na nossa biblioteca
 
 
Procurar autor
   
Procura por autor
 
marcador
  • Sem marcador definido
Marcador
 
 
 

Capítulo 9: Capítulo IX

Página 158
Nunca me dissera claramente se os pais já tinham morrido. Mas não encontrei nada, além do retrato de Dan Cody, símbolo de passada violência, a fitar-me da parede.

Na manhã seguinte, mandei o mordomo a Nova Iorque com uma carta para Wolfshiem, a pedir-lhe informações e instando-o a vir no primeiro comboio, pedido que me pareceu supérfluo, ao escrevê-lo. Tinha a certeza de que ele viria assim que lesse os jornais, como certo estava de que haveria um telegrama da Daisy, ainda antes do meio-dia - mas nem o telegrama, nem o senhor Wolfshiem vieram; não veio ninguém, a não ser mais polícias, jornalistas e fotógrafos. Quando o mordomo me trouxe a resposta de Wolfshiem, comecei a sentir-me revoltado, solidário com Gatsby no desprezo por todos eles.

Caro senhor Carraway:

Foi um dos choques mais terríveis da minha vida, mal consigo acreditar que seja verdade. Um acto de loucura como o desse homem é para nos dar que pensar. Não posso ir agora aí, porque tenho em mãos um negócio muito importante e não posso imiscuir-me nisso. Se houver alguma coisa que eu possa fazer, mais adiante, mande-me dizer por carta, através do Edgar. Mal sei onde tenho a cabeça, ao receber uma notícia destas, e sinto-me completamente fora de mim. Sinceramente seu,

MEYER WOLFSHIEM

E num post scriptum apressado, acrescentava:

Peço-lhe que me informe do funeral, etc., não conheço ninguém da família dele.

Quando, nessa tarde, o telefone tocou e da Interurbana me disseram que era uma chamada de Chicago, pensei que fosse Daisy, finalmente. Mas feita a ligação, chegou-me a voz de um homem, muito sumida e distante.

- Fala Slagle...

- Sim? - O nome era-me desconhecido.

- Mas que notícia mais diabólica, hem? Recebeu o meu telegrama?

- Não veio telegrama nenhum.

<< Página Anterior

pág. 158 (Capítulo 9)

Página Seguinte >>

Capa do livro O Grande Gatsby
Páginas: 173
Página atual: 158

 
   
 
   
Os capítulos deste livro:
Capítulo I 1
Capítulo II 23
Capítulo III 39
Capítulo IV 60
Capítulo V 80
Capítulo VI 95
Capítulo VII 109
Capítulo VIII 140
Capítulo IX 156