Procurar livros:
    Procurar
Procurar livro na nossa biblioteca
 
 
Procurar autor
   
Procura por autor
 
marcador
  • Sem marcador definido
Marcador
 
 
 

Capítulo 3: Capítulo III

Página 48

- Então, está mais divertido agora? - perguntou.

- Muito mais. - Voltei-me de novo para o meu recém-conhecido: - Esta festa é um bocado estranha para mim. Ainda nem sequer vi o dono da casa. Moro já ali... - assinalei com a mão a cerca, invisível à distância -, e este tal Gatsby mandou lá o motorista com um convite para mim.

Olhou-me durante um momento como se não percebesse… de repente disse:

- O Gatsby sou eu.

- Não me diga! - exclamei. - Oh! Peço-lhe imensa desculpa!

- Pensei que você já sabia, meu velho. Receio não ser lá muito bom anfitrião.

Sorriu compreensivamente - ou muito mais do que isso. Era um desses raros sorrisos que têm o dom de restabelecer incessantemente a confiança nos outros, como só encontramos quatro ou cinco vezes na vida. Um sorriso que por um instante enfrentava - ou parecia enfrentar toda a eternidade e que depois se concentrava em nós com um irresistível preconceito a nosso favor. Que nos entendia só até ao ponto em que queríamos ser entendidos, que acreditava em nós como gostaríamos de acreditar em nós próprios e nos assegurava ter a nosso respeito precisamente a impressão que, nos nossos melhores momentos, esperávamos conseguir comunicar aos outros. Exactamente nesse instante o sorriso desvaneceu-se - e eu fiquei a olhar para um jovem elegante e robusto, de trinta e um ou trinta e dois anos, cujo formalismo de linguagem quase atingia as raias do absurdo. Pouco antes de se ter apresentado, eu colhera a impressão de que ele escolhia cuidadosamente as palavras.

Quase no mesmo momento em que o senhor Gatsby se identificou, veio um mordomo a correr para ele com a informação de que o chamavam de Chicago ao telefone. Desculpou-se com uma ligeira vénia dirigida a cada um de nós em particular.

<< Página Anterior

pág. 48 (Capítulo 3)

Página Seguinte >>

Capa do livro O Grande Gatsby
Páginas: 173
Página atual: 48

 
   
 
   
Os capítulos deste livro:
Capítulo I 1
Capítulo II 23
Capítulo III 39
Capítulo IV 60
Capítulo V 80
Capítulo VI 95
Capítulo VII 109
Capítulo VIII 140
Capítulo IX 156