Procurar livros:
    Procurar
Procurar livro na nossa biblioteca
 
 
Procurar autor
   
Procura por autor
 
marcador
  • Sem marcador definido
Marcador
 
 
 

Capítulo 5: Capítulo V

Página 90
Por vezes, olhava embasbacado para os seus haveres, como se, na presença efectiva e assombrosa dela, tudo aquilo tivesse deixado de existir. Esteve mesmo prestes a cair por um lanço de escadas.

O seu quarto de cama era o mais simples de todos - só o toucador estava guarnecido com um conjunto de toilette de ouro puro, baço. Daisy pegou na escova, deliciada, e alisou o cabelo, e logo Gatsby se sentou, tapou os olhos com as mãos e desatou a rir.

- Nunca vi coisa mais engraçada, meu velho - disse, enquanto se ria. - Não posso... quando me lembro...

Tinha visivelmente passado por dois estados de espírito e estava a entrar num terceiro. Depois do embaraço inicial e da alegria absurda, consumia-se em assombro com a presença dela. Arrebatado pela ideia durante tanto tempo, tinha imaginado tudo aquilo do princípio ao fim, esperado de dentes cerrados, por assim dizer, a um inconcebível grau de intensidade, para reagir agora como um relógio estafado de se lhe ter dado corda de mais.

Recompondo-se num minuto, abriu, para vermos, dois enormes armários, capazes, só eles, de comportar todos aqueles fatos, roupões e gravatas, e as camisas empilhadas, como tijolos, às dúzias.

- Tenho, em Inglaterra, um homem que me compra as roupas. No princípio de cada estação, Primavera e Outono, manda-me uma selecção de coisas.

Tirou uma pilha de camisas e começou a lançá-las, uma a uma, aos nossos olhos, para cima de uma mesa: eram camisas de linho puro, de seda grossa e de flanela fina, que perdiam as dobras ao caírem e cobrirem a mesa numa desordem multicolor. Enquanto as admirávamos, foi buscar mais e aquele macio e colorido monte subiu mais alto - camisas às riscas, com espiras e em xadrez, cor de coral, verde-maçã, alfazema, e laranja-pálido, com mono gramas a azul-da-Índia.

<< Página Anterior

pág. 90 (Capítulo 5)

Página Seguinte >>

Capa do livro O Grande Gatsby
Páginas: 173
Página atual: 90

 
   
 
   
Os capítulos deste livro:
Capítulo I 1
Capítulo II 23
Capítulo III 39
Capítulo IV 60
Capítulo V 80
Capítulo VI 95
Capítulo VII 109
Capítulo VIII 140
Capítulo IX 156