Procurar livros:
    Procurar
Procurar livro na nossa biblioteca
 
 
Procurar autor
   
Procura por autor
 
marcador
  • Sem marcador definido
Marcador
 
 
 

Capítulo 5: Capítulo V

Página 91
De súbito, Daisy enfronhou a cabeça nas camisas e explodiu num ataque de choro.

- Que lindas camisas, estas! - soluçava, com a voz abafada nas espessas pregas. - Entristece-me nunca ter visto umas camisas tão... tão bonitas na minha vida!

A seguir à casa, estávamos para ir ver o terreno em volta e a piscina, o hidroplano e as Hores do pino do Verão -mas, da janela do quarto de Gatsby, vimos que lá fora voltava a chover e assim ficámos em fila, a contemplar a superfície enrugada do Sound.

- Se não fosse a neblina, conseguíamos ver a sua casa, do outro lado da baía - disse Gatsby. - Você tem sempre uma luz verde a arder, toda a noite, na extremidade da doca.

Daisy enfiou, bruscamente, o seu braço no dele, mas ele parecia absorvido no que acabara de dizer. Ocorria-lhe, provavelmente, que o colossal significado daquela luz se dissipava agora para sempre. Em comparação com a grande distância que o tinha separado de Daisy, parecera-lhe que a luz o aproximava dela, quase a tocar-lhe.

Parecera-lhe estar tão próximo dela como uma estrela da Lua. Mas, agora, voltava a ser simplesmente uma luz verde numa doca. À sua soma de objectos encantados tinha de subtrair um.

Comecei a andar pelo quarto, a examinar diversos objectos, indefinidos na semiobscuridade. Chamou-me a atenção uma fotografia ampliada de um sujeito de idade, vestido como os homens dos iates, que estava pendurada na parede, por cima da sua secretária.

- Quem é este?

- Esse? Esse é o senhor Dan Cody, meu velho.

O nome não me era completamente estranho.

- Já morreu. Há muitos anos, ele era o meu melhor arrugo.

Em cima da secretária, havia uma pequena fotografia de Gatsby, também em traje naval- Gatsby, com a cabeça atirada para trás, em ar de desafio - aparentemente tirada por volta dos seus dezoito anos.

<< Página Anterior

pág. 91 (Capítulo 5)

Página Seguinte >>

Capa do livro O Grande Gatsby
Páginas: 173
Página atual: 91

 
   
 
   
Os capítulos deste livro:
Capítulo I 1
Capítulo II 23
Capítulo III 39
Capítulo IV 60
Capítulo V 80
Capítulo VI 95
Capítulo VII 109
Capítulo VIII 140
Capítulo IX 156