Procurar livros:
    Procurar
Procurar livro na nossa biblioteca
 
 
Procurar autor
   
Procura por autor
 
marcador
  • Sem marcador definido
Marcador
 
 
 

Capítulo 3: III

Página 121
Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Ámen.

O pregador extraiu do bolso da sotaina um relógio sem corrente e, tendo fitado o mostrador por um momento, em silêncio, colocou-o silenciosamente diante de si, sobre a mesa.

Principiou a falar num tom baixo.

- Adão e Eva, meus queridos filhos, foram, como sabeis, os nossos primeiros pais, e deveis recordar-vos de que foram criados por Deus para que os lugares do Céu deixados vagos pela queda de Lúcifer e dos seus anjos rebeldes voltassem a ser preenchidos. Lúcifer, ao que sabemos, era um filho da manhã, um anjo resplandecente e poderoso; todavia, caiu; caiu e com ele um terço das hostes celestiais; caiu e foi arrastado para o Inferno com os seus anjos rebeldes. Qual foi o seu pecado, não o sabemos dizer. Alguns teólogos pensam que foi o pecado do orgulho, o pensamento pecaminoso concebido num instante: non serviam, não vou servir. Esse instante foi a sua perda. Ofendeu a majestade de Deus com esse instante de pensamento pecaminoso e Deus expulsou-o do Céu e precipitou-o para sempre no Inferno.

«Adão e Eva foram então criados por Deus e instalados no Paraíso, na planície de Damasco, aquele maravilhoso jardim resplandecente de sol e de cores, onde crescia uma vegetação luxuriante. A terra produtiva oferecia-lhes a sua abundância: os animais e as aves eram seus servidores obedientes: desconheciam os males que a nossa carne herdou, a doença, a pobreza e a morte; tudo o que um Deus grande e generoso podia fazer por eles, fora feito. Mas havia uma condição que lhes foi imposta por Deus: a obediência à Sua palavra. Eles não deveriam comer o fruto da árvore proibida.

«Infelizmente, meus queridos filhos, também eles caíram em tentação. O Demónio, outrora um anjo radioso, um filho da manhã, agora um inimigo traiçoeiro, apareceu-lhes na forma de uma serpente, o mais subtil de todos os animais da terra.

<< Página Anterior

pág. 121 (Capítulo 3)

Página Seguinte >>

Capa do livro Retrato do Artista Quando Jovem
Páginas: 273
Página atual: 121

 
   
 
   
Os capítulos deste livro:
I 1
II 57
III 103
IV 156
V 186