Procurar livros:
    Procurar
Procurar livro na nossa biblioteca
 
 
Procurar autor
   
Procura por autor
 
marcador
  • Sem marcador definido
Marcador
 
 
 

Capítulo 5: V

Página 197

- Vá lá, cavalheiro! Ajude esta pobre rapariga, meu senhor!

- Não tenho dinheiro - disse Stephen.

- Compre estas lindas flores, compra, meu senhor? Custam só um péni.

- Não ouviu o que eu disse? - perguntou Stephen, inclinando-se para ela. - Eu disse que não tinha dinheiro. E volto a dizer-lho.

- Bom, está certo, um dia há-de tê-lo, se Deus quiser - respondeu imediatamente a rapariga.

- É possível - disse Stephen -, mas não acho muito provável.

Afastou-se rapidamente, receando que a familiaridade dela se tornasse atrevida e desejando estar longe antes que ela oferecesse a sua mercadoria a outrem, a um turista inglês ou a um estudante do Trinity. A Rua Grafton, que ele percorria, prolongou essa sensação de pobreza desanimadora. Na estrada, ao fundo da rua, havia uma lápide em memória de Wolfe Tone, e ele recordava-se de ter estado presente à sua inauguração, em companhia do pai. Recordava com amargura essa cena de aparatosa homenagem. Havia quatro delegados franceses num breque e um deles, um jovem gorducho e sorridente, ostentava, preso numa bengala, um cartaz com as palavras VIVE L'IRLANDE!

Mas as árvores de relvado da universidade rescendiam a chuva e a terra molhada libertava o seu odor mortal, um suave incenso que ascendia, através do húmus, de muitos corações. A alma da cidade galante e venal de que os seus antepassados lhe haviam falado, tinha-se reduzido, com o tempo, a um suave odor mortal que se erguia da terra, e ele sabia que, quando entrasse no colégio sombrio, se daria conta de uma corrupção bem diferente das de Buck Egan e de Burnchapel Whaley.

Era tarde demais para ir assistir à aula de francês. Atravessou o vestíbulo e tomou o corredor da esquerda que levava ao anfiteatro de física.

<< Página Anterior

pág. 197 (Capítulo 5)

Página Seguinte >>

Capa do livro Retrato do Artista Quando Jovem
Páginas: 273
Página atual: 197

 
   
 
   
Os capítulos deste livro:
I 1
II 57
III 103
IV 156
V 186