Procurar livros:
    Procurar
Procurar livro na nossa biblioteca
 
 
Procurar autor
   
Procura por autor
 
marcador
  • Sem marcador definido
Marcador
 
 
 

Capítulo 2: II

Página 98

- Tem calma e anda mais devagar, como um bom menino - disse o pai. - Não vamos correr a meia milha, pois não?

Durante uma rápida época de alegria, o dinheiro dos seus prêmios escorreu entre os dedos de Stephen, Grandes pacotes de provisões, goluseimas e frutos secos chegaram da cidade. Todos os dias traçava um programa para a família e levava um grupo de três ou quatro ao teatro, para ver Ingomar ou A Dama dos Leões. Trazia nos bolsos do casaco tabletes de chocolate de Viena para os seus convidados, enquanto, nos bolsos das calças, se notava o volume das moedas de prata e de cobre. Comprou presentes para todos, deu uma volta ao seu quarto, anotou resoluções, rearrumou os livros nas estantes, estudou preçários de todos os géneros, estabeleceu uma espécie de comunidade para a família em que cada membro tinha um cargo, abriu um banco de empréstimos para a família e fez empréstimos a clientes complacentes, só para ter o prazer de passar recibos e calcular os juros das quantias emprestadas. Quando já não podia fazer mais, começou a passear pela cidade de tramway. Depois, a época de prazer chegou ao fim. O jarro de esmalte cor-de-rosa esgotou-se e o lambrim do seu quarto permaneceu inacabado e com uma camada de reboco mal alisada.

A casa regressou ao seu modo de vida habitual. A mãe já não tinha oportunidade de o censurar por esbanjar o seu dinheiro. Também ele regressou à sua antiga vida de escola e todos os seus novos empreendimentos foram por água abaixo. A comunidade acabou, o banco de empréstimos fechou os seus cofres e as suas contas com considerável prejuízo, as regras de vida que tinha traçado à sua volta caíram no esquecimento.

Como tinha sido insensato o seu objectivo! Tentara construir um dique de ordem e de elegância contra a sórdida maré da vida exterior, e travar, com regras de conduta e interesses activos e um novo relacionamento filial, a poderosa recorrência das marés no seu interior.

<< Página Anterior

pág. 98 (Capítulo 2)

Página Seguinte >>

Capa do livro Retrato do Artista Quando Jovem
Páginas: 273
Página atual: 98

 
   
 
   
Os capítulos deste livro:
I 1
II 57
III 103
IV 156
V 186