Orgulho e Preconceito - Cap. 41: Capítulo XLI Pág. 252 / 414

No último dia em que o regimento passou em Meryton. Wickham veio jantar em Longbourn com outros oficiais. Elizabeth estava tão pouco disposta a se despedir dele de bom humor que, quando Wickham lhe fez algumas perguntas sobre a maneira como passara o tempo em Hunsford, ela respondeu que o Coronel Fitzwilliam e Mr. Darcy tinham passado três sema-nas em Rosings e perguntou-lhe se ele conhecia o primeiro.

Ele pareceu surpreendido, aborrecido, alarmado. Mas, depois de se concentrar um instante, respondeu sorrindo que outrora estivera frequentemente com ele. E depois de observar que ele era um cavalheiro muito fino, perguntou se Elizabeth tinha gostado dele. A resposta de Elizabeth foi calorosamente afirmativa. Com ar de indiferença, pouco depois ele acrescentou:

- Quanto tempo disse que eles tinham passado em Rosings?

- Quase três semanas.

- Esteve com ele frequentemente?

- Sim, quase todos os dias!

- As maneiras dele são bem diferentes das do primo.

- Sim, muito diferentes. Mas acho que Mr. Darcy ganha muito quando o conhecemos melhor.

- Realmente - exclamou Wickham, com um olhar que não escapou a Elizabeth. - E posso perguntar...

Porém, mudando de ideia, acrescentou, num tom mais alegre:

- Será na sua maneira de falar que ele melhora? Ter-se-ia dignado a acrescentar um pouco de cortesia ao seu estilo habitual? Pois não ouso esperar que ele tenha realmente melhorado nas coisas essenciais - continuou Wickham, num tom mais grave.

- Oh, não - disse Elizabeth -, quanto às coisas essenciais, creio que ele continua exatamente o que era.

Enquanto ela falava, a expressão de Wickham indicava que ele não sabia se se devia alegrar com as suas palavras ou desconfiar do sentido das mesmas. Havia qualquer coisa no rosto de Elizabeth que o obrigava a seguir com atenção ansiosa as suas palavras.





Os capítulos deste livro