Procurar livros:
    Procurar
Procurar livro na nossa biblioteca
 
 
Procurar autor
   
Procura por autor
 
marcador
  • Sem marcador definido
Marcador
 
 
 

Capítulo 4: Capítulo II

Página 156

CAPÍTULO VIII

O rei e a rainha efectuam uma visita às fronteiras. O autor acompanha-os.

Relato muito pormenorizado de como sai do país. Regresso a Inglaterra.

Albergava sempre a profunda convicção de que, em qualquer altura, recobraria a liberdade, ainda que me fosse impossível conjecturar por que meios, e nem sequer estivesse a preparar alguma tentativa nesse sentido. O barco em que chegara fora o único avistado naquelas paragens, e o rei dera ordens rigorosas para que, se outro fosse avistado, o retirassem da água e o trouxessem numa carroça para Lorbrulgrud com todos os tripulantes e passageiros. Alimentava o desejo de arranjar-me uma mulher com quem pudesse propagar a espécie; mas creio que teria preferido morrer a sofrer a desventura de deixar uma descendência engaiolada como se fossem canários, ou mesmo alugada ou vendida a nobres de qualquer parte do reino como animais de estimação, motivo de curiosidade. É certo que era tratado com muita amabilidade e que era o favorito de uns reis poderosos e o regozijo da corte; mas tudo isso em condições pouco consentâneas com a dignidade humana. Nunca poderia esquecer-me das recordações do que abandonara. Ansiava estar entre pessoas com quem pudesse falar de igual para igual e de passear por ruas e campos sem o risco de ser esmagado como uma rã ou um cachorrinho. Mas a minha libertação ocorreu antes do que esperava e de forma inesperada. Passarei a relatar fielmente a história completa e circunstanciada.

Encontrava-me já há dois anos naquele país e iniciava o terceiro quando Glumdalclitch e eu acompanhámos o rei e a rainha a uma viagem à costa meridional do reino.

Eu era transportado, como de costume, na minha caixa de viagem que, como já descrevi, constituía um cómodo habitáculo de doze pés de largura.

<< Página Anterior

pág. 156 (Capítulo 4)

Página Seguinte >>

Capa do livro As Viagens de Gulliver
Páginas: 339
Página atual: 156

 
   
 
   
Os capítulos deste livro:
Carta do Comandante Gulliver a seu primo Sympson 1
Prefácio do primeiro editor Richard Sympson 3
Capítulo I 8
Capítulo II 85
Capítulo III 170
Capítulo IV 249