Procurar livros:
    Procurar
Procurar livro na nossa biblioteca
 
 
Procurar autor
   
Procura por autor
 
marcador
  • Sem marcador definido
Marcador
 
 
 

Capítulo 6: Capítulo IV

Página 310
Todas as infelicidades que depois ocorreram remontam àquela data.

Os houyhnhnms não têm escrita: o seu saber baseia-se na tradição oral. Mas a um povo tão bem harmonizado, inclinado por instinto para a virtude, inteiramente governado pela razão e desprovido de contactos com o mundo exterior, acontecem poucos factos importantes. Assim conservam-se os acontecimentos históricos sem necessidade de sobrecarregar a memória. Já indiquei que não estão sujeitos a nenhuma enfermidade e, por conseguinte, não precisam de médicos. Possuem, contudo, uma extensa variedade de plantas medicinais para tratar as feridas provocadas por acidentes, os cortes nos cascos devido às pedras cortantes, assim como outros golpes e feridas nas restantes partes do corpo.

Calculam o ano por órbitas solares e lunares, mas não o dividem em semanas. Estão muito familiarizados com os movimentos destes dois astros e compreendem o que é um eclipse, o que assinala limite dos seus conhecimentos astronómicos.

Devemos reconhecer que, na poesia, superam o resto dos mortais. A precisão das suas comparações, a minúcia e a exactidão das suas descrições, são verdadeiramente inimitáveis. São pródigos quanto a estas figuras nos seus versos, onde exaltam a noção de amizade e benevolência ou incensam os vencedores das corridas ou de outras competições atléticas. As suas construções, apesar da simplicidade e rusticidade, não são desagradáveis e estão bem concebidas para os proteger das inclemências do frio e do calor. Cresce naquele país um tipo de árvore que, aos quarenta anos, fica sem raízes e cai à primeira tormenta. Os troncos crescem muito na vertical.

<< Página Anterior

pág. 310 (Capítulo 6)

Página Seguinte >>

Capa do livro As Viagens de Gulliver
Páginas: 339
Página atual: 310

 
   
 
   
Os capítulos deste livro:
Carta do Comandante Gulliver a seu primo Sympson 1
Prefácio do primeiro editor Richard Sympson 3
Capítulo I 8
Capítulo II 85
Capítulo III 170
Capítulo IV 249