Procurar livros:
    Procurar
Procurar livro na nossa biblioteca
 
 
Procurar autor
   
Procura por autor
 
marcador
  • Sem marcador definido
Marcador
 
 
 

Capítulo 3: Capítulo I

Página 62

Nas escolas femininas de escalão inferior, as meninas são instruídas em todas as actividades próprias do seu sexo e de acordo com o seu nível: as que tiverem de aprender algum ofício abandonam o centro aos sete anos; as restantes, aos onze.

As famílias mais humildes com filhos nestes colégios têm a obrigação de entregar ao administrador, além da pensão anual que é a mais baixa possível, uma parte do seu salário mensal, constituindo um pecúlio para a criança. Desta forma, os liliputianos pensam que nada poderia ser mais injusto que o facto de as pessoas trazerem filhos ao mundo como consequência dos seus apetites carnais e deixarem a sua subsistência a cargo da fazenda pública. E as pessoas de linhagem, segundo a sua posição, asseguram a cada um dos seus filhos um determinado pecúlio. Estes fundos são sempre administrados de forma prudente e justa.

Os aldeãos e os lavradores ficam com os filhos, uma vez que a sua profissão será o trabalho e cultivo da terra, pelo que a sua educação tem pouca incidência para a nação. Os hospitais mantêm os velhos e os enfermos porque a mendicidade é prática desconhecida neste império.

Talvez seja do agrado do leitor curioso que aqui comente algo mais da minha vida doméstica e costumes durante a estadia de nove meses e treze dias neste país. Tinha uma certa capacidade para as actividades artes anais e, também forçado pela necessidade, construí uma mesa e uma cadeira bastante cómoda com as árvores maiores do parque real.

Duzentas costureiras entregaram-se ao trabalho de fazer-me camisas e jogos de cama e de mesa, tudo feito com o tecido mais forte e rústico que puderam encontrar. Apesar de tudo, tiveram de acolchoá-lo em várias dobras, porque mesmo o tecido mais grosso era, para mim, mais fino que o mais fino linho. O tecido deles tem geralmente uma amplitude de três polegadas e, com três pés, fazem uma peça.

<< Página Anterior

pág. 62 (Capítulo 3)

Página Seguinte >>

Capa do livro As Viagens de Gulliver
Páginas: 339
Página atual: 62

 
   
 
   
Os capítulos deste livro:
Carta do Comandante Gulliver a seu primo Sympson 1
Prefácio do primeiro editor Richard Sympson 3
Capítulo I 8
Capítulo II 85
Capítulo III 170
Capítulo IV 249