Procurar livros:
    Procurar
Procurar livro na nossa biblioteca
 
 
Procurar autor
   
Procura por autor
 
marcador
  • Sem marcador definido
Marcador
 
 
 

Capítulo 5: III

Página 73

Entretanto, fechado no camarote e abrigado a um canto do sofá para resistir aos saltos transtornados do navio, o capitão tocava violino... - ou pelo menos fazia com o seu instrumento um barulho ininterrupto.

Quando aparecia cá em cima, nada dizia, e nem sequer respondia sempre que alguém lhe falava. Era claro que adoecera de qualquer mal misterioso, e que começava agora a soçobrar.

A medida que os dias passavam, o som do violino ia ficando cada vez menos alto, até que apenas um débil arranhar chegava por fim aos ouvidos de Burns, quando se punha na câmara à escuta, do lado de fora da porta do camarote do capitão.

Certa tarde, em completo desespero de causa, entrou de repente no camarote e fez uma cena, arrancando os cabelos, e proferindo tão tremendas imprecações que conseguiu impressionar um pouco a indiferença desdenhosa do doente. Os reservatórios da aguada estavam muito baixos, não tinham avançado nem cinquenta milhas de rota em duas semanas. O navio nunca mais chegaria a Hong-Kong.

Insistir no projecto de viagem era o mesmo que lutar sem tréguas pela perdição completa do navio e dos seus tripulantes. Isso era indubitável, nem valia a pena discutir. Burns, deixando de lado todas as cerimónias, aproximou o rosto do capitão e disse-lhe aos berros: «O comandante está a despedir-se deste mundo. Mas eu não posso ficar à espera que o senhor morra para depois arribar. E a si que compete fazer isso. E vai fazê-lo já!»;

O homem, reclinado nas almofadas do sofá, rosnou com desdém: «Com que então estou a despedir-me deste mundo... - não é?!!».

«Está, sim, senhor... Já não pode aguentar muitos dias... », disse Burns, sossegando. «Basta olhar para a sua cara para se perceber.»

«A minha cara, eh?.. Bom, arribe e vá para o diabo.

<< Página Anterior

pág. 73 (Capítulo 5)

Página Seguinte >>

Capa do livro A Linha de Sombra
Páginas: 155
Página atual: 73

 
   
 
   
Os capítulos deste livro:
Nota do autor 1
I 6
II 42
II 43
III 64
IV 90
V 106
VI 129