Procurar livros:
    Procurar
Procurar livro na nossa biblioteca
 
 
Procurar autor
   
Procura por autor
 
marcador
  • Sem marcador definido
Marcador
 
 
 

Capítulo 3: III

Página 47

No impulso para a frente chocou com as costas do capitão MacWhirr, que não se moveu; e então uma mão agarrou-lhe com força a coxa. Produzira-se uma acalmia, urna ameaçadora acalmia do vento, a suspensão da respiração de uma tempestade - e ele sentiu-se todo apalpado. Era o mestre. Jukes reconhecia aquelas mãos, tão grossas e enormes que pareciam pertencer a qualquer nova espécie de homem.

O mestre tinha alcançado a ponte, caminhando de gatas contra o vento, e fora chocar com o alto da cabeça contra as pernas do imediato. Acocorou-se imediatamente e começou a explorar a pessoa de Jukes de baixo para cima, com toques prudentes, apologéticos, como competia a um inferior.

Era um marinheiro de cinquenta anos, feio, muito baixo, rude, peludo, de pernas curtas e braços compridos, lembrando um macaco envelhecido. A sua força era imensa; e nas suas grandes patas rugosas, destacando-se como luvas de boxe castanhas na extremidade dos antebraços cabeludos, os objectos mais pesados eram manuseados como brinquedos. Exceptuado o coiro coberto de pêlos grisalhos do seu peito, o seu ar ameaçador e a voz grossa, ele não possuía nenhum dos clássicos atributos da sua classe. O seu bom feitio chegava a ser quase imbecilidade: os marinheiros faziam o que queriam com ele e ele não possuía uma onça de iniciativa no seu carácter, que era bonacheirão e falador. Por estas razões, Jukes não gostava do mestre; mas o capitão MacWhirr, com desdenhoso desagrado de Jukes, parecia considerá-lo um oficial subalterno de primeira categoria.

Ergueu-se agarrando-se ao casaco de Jukes, tomando essa liberdade com a maior moderação, e só na medida em que lhe era imposta pela tempestade.

- Que é que temos, mestre, que é que temos? - gritou Jukes impacientemente.

<< Página Anterior

pág. 47 (Capítulo 3)

Página Seguinte >>

Capa do livro Tufão
Páginas: 103
Página atual: 47

 
   
 
   
Os capítulos deste livro:
I 1
II 18
III 37
IV 49
V 72
VI 91