Procurar livros:
    Procurar
Procurar livro na nossa biblioteca
 
 
Procurar autor
   
Procura por autor
 
marcador
  • Sem marcador definido
Marcador
 
 
 

Capítulo 6: VI

Página 97
»

Continuou a ler calmamente, sem qualquer outra observação, e por fim sentou-se a olhar para o fogo. O marido limitara-se a meia dúzia de palavras sobre o tufão; mas qualquer coisa tinha-o feito sentir o desejo de ter junto de si aquela mulher animosa.

Se não fosse a necessidade de olhar pela mãe eu mandava-te hoje mesmo o dinheiro para a passagem. Podias arranjar casa aqui e eu teria a oportunidade de ver-te de vez em quando. Não estamos a ficar mais novos...

- Ele está bem, mãe - suspirou a senhora Rout, levantando-se.

- Ele foi sempre um rapaz muito saudável - disse a velha senhora placidamente.

Mas o relato do senhor Jukes era realmente animado e muito completo. O seu amigo na linha do Atlântico comunicou-o generosamente aos outros oficiais do seu transatlântico.

- Um tipo meu conhecido escreveu-me a respeito de um caso extraordinário que aconteceu a bordo do seu navio durante aquele tufão (vocês lembram-se") que os jornais anunciaram há cerca de dois meses. É a coisa mais cómica que se possa imaginar! Vejam com os vossos próprios olhos aquilo que ele diz. Eu mostro-vos a carta que ele me mandou.

Havia nessa carta frases premeditadas para dar a impressão de despreocupada e indómita decisão. Jukes escrevera-as de boa-fé, porque sentia assim quando escreveu. Descrevia com efeitos tétricos as cenas na entrecoberta.

... Vi num abrir e fechar de olhos que aqueles malditos chineses não podiam saber que não éramos um bando de gatunos desesperados. Não é nada bom separar um chinês do seu dinheiro se ele está numa posição de força. Era preciso estarmos realmente desesperados para ir roubá-los com uma tempestade daquelas, mas que podiam esses desgraçados saber de nós? Portanto, sem pensar duas vezes, pus a marinhagem dali para fora num instante.

<< Página Anterior

pág. 97 (Capítulo 6)

Página Seguinte >>

Capa do livro Tufão
Páginas: 103
Página atual: 97

 
   
 
   
Os capítulos deste livro:
I 1
II 18
III 37
IV 49
V 72
VI 91