Procurar livros:
    Procurar
Procurar livro na nossa biblioteca
 
 
Procurar autor
   
Procura por autor
 
marcador
  • Sem marcador definido
Marcador
 
 
 

Capítulo 5: RÍQUI -TÍQUI -TÁVI

Página 100

Eram Darzi, o pássaro-alfaiate, e a mulher. Tinham construído um lindo ninho aproximando uma da outra duas grandes folhas e cosendo-as pelas bordas com fibras, enchendo o vazio de algodão e penugem macia. O ninho balouçava-se de um lado para o outro enquanto eles, pousados na borda, choravam.

- Que tendes? - perguntou Ríqui-Tíqui.

- Somos muito infelizes disse Darzi. - Um dos nossos miúdos caiu ontem do ninho e Nague comeu-o.

- Hum! - disse Ríqui-Tíqui.

- Isso é coisa muito triste, mas eu sou novo aqui. Quem é Nague?

Darzi e a mulher apenas se anicharam mais no ninho sem responderem, porque da espessa erva do pé do arbusto partiu um leve silvo - um som frio horrível que levou Ríqui-Tíqui a saltar dois pés para trás. Depois, polegada a polegada, ergueu-se da erva a cabeça e o capelo dilatado de Nague, a grande cobra negra que tinha cinco pés de comprimento desde a ponta da língua à ponta da cauda. Depois de ter levantado do chão um terço do corpo, ficou a balouçar-se de um lado para o outro exactamente como um dente-de-leão se balouça ao vento, e olhou para Ríqui-Tíqui com os olhos malignos da serpente, que nunca mudam de expressão, pense ela o que pensar.

- Quem é Nague? - disse. - Sou eu Nague. O grande deus Brama pôs a sua marca em toda a nossa gente quando a primeira cobra estendeu o capela para resguardar Brama do sol, enquanto ele dormia. Olha e teme!

Dilatou o capela mais do que nunca, e Ríqui-Tíqui viu-lhe na parte posterior a marca de lunetas que parece mesmo a parte do olho de um colchete. Teve medo durante um minuto, mas é impossível a um mangusto estar assustado durante qualquer período de tempo, e, embora Ríqui-Tíqui nunca tivesse encontrado uma cobra viva, a mãe tinha-o alimentado de cobras mortas, e sabia que um mangusto crescido não tinha na vida outra obrigação que não fosse matar e comer cobras.

<< Página Anterior

pág. 100 (Capítulo 5)

Página Seguinte >>

Capa do livro O Livro da Selva
Páginas: 158
Página atual: 100

 
   
 
   
Os capítulos deste livro:
OS IRMÃOS DE MÁUGLI 1
A CAÇADA DE CÁ 24
TIGRE! TIGRE! 53
A FOCA BRANCA 74
RÍQUI -TÍQUI -TÁVI 97
TUMAI DOS ELEFANTES 115
SERVIDORES DE SUA MAJESTADE 138