Procurar livros:
    Procurar
Procurar livro na nossa biblioteca
 
 
Procurar autor
   
Procura por autor
 
marcador
  • Sem marcador definido
Marcador
 
 
 

Capítulo 1: OS IRMÃOS DE MÁUGLI

Página 21
- Deu um pontapé no lume, que levantou um ror de faúlhas. - Não haverá guerra entre qualquer de nós e a alcateia.

Mas tenho uma conta a pagar antes de partir. '- Avançou para onde Xer Cane estava sentado, piscando estupidamente os olhos às chamas, e agarrou-o pelo penacho do queixo. Bàguirà seguiu-o para o que desse e viesse.

- Levanta-te, cão! - bradou Máugli. - De pé, quando te lala um homem, senão ponho-te esse pêlo a arder!

Xer Cane, com as orelhas estendidas para trás e rentes à cabeça, fechou os olhos, porque as chamas do ramo quase lhe tocavam.

- Este carniceiro disse que me havia de matar no Conselho, já que me não tinha morto quando eu era lobito. Pois é assim que balemos nos cães quando somos homens. Mexe-me um pêlo, Langri, se queres que te enfie a Flor Vermelha pelas goelas abaixo! - E zurziu-lhe a cabeça com o ramo e logo o tigre se pôs a gemer e a ganir, aflitíssimo de medo. - Bah! Gato da Selva chamuscado, agora vai-te! Mas lembra-te de que, quando voltar à Rocha do Conselho como é próprio de um homem, trarei a pele de Xer Cane à cabeça. Quanto ao mais, Àquêlà terá a liberdade de viver como lhe apeteça. Vós não o matareis, porque eu não quero. Também não me parece bem que fiqueis aqui sentados mais tempo, de língua de fora, como se fósseis gente em vez de cães que eu expulso daqui, assim! Fora! - O lume ardia com força na ponta do ramo e Máugli desatou a bater para a esquerda e para a direita, em volta do círculo, e os lobos fugiam uivando, com as faúlhas a queimar-lhes o pêlo. Por fim, restavam apenas Àquêlà e uns dez lobos que tinham tomado o partido de Máugli. Então Máugli sentiu dentro de si qualquer coisa que o afligia, como nunca se afligira em toda a sua vida, faltou-lhe o ar, desatou a suspirar e as lágrimas deslizaram-lhe pela cara.

<< Página Anterior

pág. 21 (Capítulo 1)

Página Seguinte >>

Capa do livro O Livro da Selva
Páginas: 158
Página atual: 21

 
   
 
   
Os capítulos deste livro:
OS IRMÃOS DE MÁUGLI 1
A CAÇADA DE CÁ 24
TIGRE! TIGRE! 53
A FOCA BRANCA 74
RÍQUI -TÍQUI -TÁVI 97
TUMAI DOS ELEFANTES 115
SERVIDORES DE SUA MAJESTADE 138