Procurar livros:
    Procurar
Procurar livro na nossa biblioteca
 
 
Procurar autor
   
Procura por autor
 
marcador
  • Sem marcador definido
Marcador
 
 
 

Capítulo 9: O ÚLTIMO CASO

Página 208
Fui também eu que evitei a morte, pelo niilista Klopman, do conde Von und Zu Crafenstein, irmão mais velho de sua mãe. Fui eu que...

Von Bork sentou-se, atónito.

- Só pode ser... ! - gaguejou.

- Nem mais - confirmou Holmes.

Vem Bork gemeu e deixou-se cair no sofá.

- E a maior parte desta informação chegou-me através de si! - exclamou. - Não vale nada! Que fiz eu? E a minha ruína para toda a vida!

- Sim, não o recomenda muito como homem de confiança respondeu Holmes. - Precisa de ser toda examinada e não terá muito tempo para o fazer. O seu almirante vai achar as novas armas muito maiores do que previa e os cruzadores talvez um nadinha mais rápidos.

Von Bork levou as mãos à garganta, desesperado.

- Existem muitos outros pormenores que a seu tempo, com certeza, serão revelados. Mas o senhor possui uma qualidade muito rara nos alemães, Mr. Von Bork: é um desportista e não me quererá mal quando compreender que, tendo derrotado tantas pessoas, se derrotou por fim a si próprio. No fim de contas, fez o melhor que pôde pelo seu país, como eu fiz pelo meu. Que haverá de mais natural. Além disso - acrescentou com simpatia, pousando a mão no ombro do homem abatido -, sempre é melhor do que tombar perante um inimigo ignóbil. Os papéis estão arrumados, Watson. Se me ajudar a conduzir o nosso prisioneiro, penso que podemos partir imediatamente para Londres.

Não foi fácil transportar Von Bork, pois tratava-se de um homem forte e desesperado. Por fim, cada qual agarrando um braço, os dois amigos arrastaram-no muito devagar pelo jardim que ele, poucas horas antes, atravessara tão confiante ao receber os parabéns do famoso diplomata. Após uma última e breve tentativa de libertação, foi instalado no pequeno automóvel, sempre preso de pés e mãos.

<< Página Anterior

pág. 208 (Capítulo 9)

Página Seguinte >>

Capa do livro A Última Aventura de Sherlock Holmes
Páginas: 210
Página atual: 208

 
   
 
   
Os capítulos deste livro:
PREFÁCIO 1
A AVENTURA DE WISTERIA LODGE 2
A AVENTURA DA CAIXA DE CARTÃO 38
A AVENTURA DO CÍRCULO VERMELHO 64
A AVENTURA DOS PLANOS BRUCE-PARTINGTON 87
A AVENTURA DO DETECTIVE MORIBUNDO 121
O DESAPARECIMENTO DE LADY FRANCES CARFAX 139
A AVENTURA DO PÉ DO DIABO 162
O ÚLTIMO CASO 192