Procurar livros:
    Procurar
Procurar livro na nossa biblioteca
 
 
Procurar autor
   
Procura por autor
 
marcador
  • Sem marcador definido
Marcador
 
 
 

Capítulo 3: A AVENTURA DA CAIXA DE CARTÃO

Página 45
Até aqui, muito bem! A caixa é amarela, uma caixa de meia libra de tabaco adoçado, sem nada de especial, salvo duas impressões de polegar no canto inferior esquerdo. Está cheia de sal grosso do tipo usado para conservar peles e outros fins comerciais semelhantes, E dentro dele estas duas singularíssimas peças.

Retirou as duas orelhas enquanto falava e, colocando uma tábua sobre os joelhos, examinou-as minuciosamente. Lestrade e eu, curvados de cada lado de Holmes, olhávamos alternadamente as macabras relíquias e o rosto pensativo, ansioso, do nosso companheiro. Por fim, Holmes tornou a colocar as orelhas na caixa e permaneceu sentado em profunda meditação por algum tempo.

- Verificou, com certeza - disse finalmente -, que as orelhas não pertencem ao mesmo corpo.

- Sim, verifiquei, Mas se estamos perante uma brincadeira de estudantes de medicina, é compreensível que, num teatro anatómico, tenham pegado em duas orelhas quaisquer. Para eles era um par de orelhas,

- Claro. Mas não se trata de uma brincadeira.

- Tem a certeza?

-As presunções contrariam fortemente essa hipótese. Os corpos nos teatros anatómicos são injectados com um líquido conservante. Estas orelhas não apresentam qualquer sinal dele, Foram também cortadas há pouco tempo e com um instrumento rombudo, o que dificilmente seria feito por um estudante, E um futuro médico não se lembraria certamente de as conservar em sal grosso, mas em ácido fénico ou álcool rectificado. Repito que não se trata de uma brincadeira. Estamos a investigar um grave crime.

Um arrepio discreto percorreu-me o corpo ao ouvir as palavras do meu companheiro e ao ver a profunda gravidade que endurecia as suas feições. Os brutais preliminares pareciam encobrir um estranho e inexplicável horror antecedente, Lestrade, contudo, abanou a cabeça como quem estivesse apenas meio convencido.

<< Página Anterior

pág. 45 (Capítulo 3)

Página Seguinte >>

Capa do livro A Última Aventura de Sherlock Holmes
Páginas: 210
Página atual: 45

 
   
 
   
Os capítulos deste livro:
PREFÁCIO 1
A AVENTURA DE WISTERIA LODGE 2
A AVENTURA DA CAIXA DE CARTÃO 38
A AVENTURA DO CÍRCULO VERMELHO 64
A AVENTURA DOS PLANOS BRUCE-PARTINGTON 87
A AVENTURA DO DETECTIVE MORIBUNDO 121
O DESAPARECIMENTO DE LADY FRANCES CARFAX 139
A AVENTURA DO PÉ DO DIABO 162
O ÚLTIMO CASO 192