Procurar livros:
    Procurar
Procurar livro na nossa biblioteca
 
 
Procurar autor
   
Procura por autor
 
marcador
  • Sem marcador definido
Marcador
 
 
 

Capítulo 4: 4 - A História do Homem Calvo

Página 24
No centro da sala um candeeiro de prata com a forma de uma pomba estava suspenso num fio de ouro quase invisível. Ao arder, enchia o ar com um odor subtil e aromático.

- Sr. Thaddeus Sholto - disse o homenzinho, continuando a contrair o rosto e a sorrir. - É o meu nome. É a Menina Morstan, claro. E estes cavalheiros...

- O Sr. Sherlock Holmes e o Dr. Watson.

- Um médico, hem? - exclamou, muito excitado.

- Trouxe o seu estetoscópio? Será que posso pedir-lhe... far-me-ia a gentileza? Duvido muito da minha válvula mitral. Confio na aórtica, mas agradeceria a sua opinião acerca da mitral.

Auscultei-lhe o coração, como me pedira, mas não detectei qualquer irregularidade, para além do facto de estar extremamente amedrontado, tremendo dos pés à cabeça.

- Parece estar tudo normal - disse eu. - Não há razão para se preocupar.

- Vai desculpar a minha ansiedade, Menina Morstan - observou delicadamente. - Sou muito atreito a doenças e há bastante tempo que desconfio desta válvula. Fico satisfeito por saber que não há problema. Se o seu pai, Menina Morstan, tivesse evitado esforçar o coração, ainda hoje podia estar vivo.

Tive vontade de esmurrar o homem, pois fiquei indignadíssimo com aquela referência dura e inconveniente acerca de um assunto tão delicado. A Menina Morstan sentou-se e o seu rosto ficou extremamente pálido.

- O meu coração dizia-me que ele morrera – afirmou.

- Posso fornecer-lhe todos os detalhes - disse o homem - e, além disso, posso e vou fazer-lhe justiça, diga o que disser o meu mano Bartholomew. Estou muito satisfeito por os seus amigos estarem aqui, não só como acompanhantes, mas como testemunhas do que tenciono dizer e fazer. Nós os três poderemos enfrentar o meu irmão Bartholomew. Mas não vamos envolver estranhos... nem polícias nem funcionários públicos.

<< Página Anterior

pág. 24 (Capítulo 4)

Página Seguinte >>

Capa do livro O Sinal dos Quatro
Páginas: 133
Página atual: 24

 
   
 
   
Os capítulos deste livro:
1 - A Ciência da Dedução 1
2 - A Exposição do Caso 11
3 - À Procura de uma Solução 17
4 - A História do Homem Calvo 23
5 - A Tragédia de Pondicherry Lodge 36
6 - Sherlock Holmes Faz Uma Demonstração 44
7 - O Episódio do Barril 54
8 - O Bando de Baker Street 67
9 - Uma Quebra na Sequência 78
10 - O Fim do Homem da Ilha 89
11 - O Grande Tesouro de Agra 99
12 - A Estranha História de Jonathan Small 106